Artigo teste software

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2221 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Artigo Teste Software
Marcelo P. da Veiga1
1Departamento de Computação – Universidade Salgado de Oliveira (Universo)
Rua Cento e Cinco B, nº 185, Setor Sul – Goiânia – GO, 74080-290
marcveiga@gmail.com

Nilson Antônio de Assunção Junior2
2Departamento de Computação – Universidade Salgado de Oliveira (Universo)
Rua Cento e Cinco B, nº 185, Setor Sul – Goiânia – GO, 74080-290nilson.antonio14@gmail.com

Abstract - On the last decades the software industry has been attempt to improve the quality of its products and services. A difficult job, where currently the size and complexity of software has increased and customers are increasingly demanding. In order that an improvement in customer delivery, has increasingly invested in testing activities, and worrying about theimprovement of its processes. Testing is critical to the evaluation of software development, is a vital piece to verify its quality.

Resumo - Nas últimas décadas as indústrias de software tem se atentado para a melhoria da qualidade de seus produtos e serviços. Um trabalho difícil, onde atualmente o tamanho e a complexidade dos softwares têm aumentado e os usuários estão cada vez mais exigentes. Visandouma melhora do que se entrega ao cliente, tem-se investido cada vez mais em atividades de teste, e se preocupando com a melhoria de seus processos. Teste é fundamental para a avaliação do software desenvolvido, é uma peça vital para verificação de sua qualidade.
Palavras-chave: qualidade, indústria de software, atividades de teste, processos.

1. Introdução
No cenário brasileiro dedesenvolvimento de software, tem se observado no passar dos últimos anos, uma crescente busca e conscientização por parte das empresas com relação à qualidade de seus produtos (Weber). A qualidade de um produto de software não pode ser imposta após a finalização do mesmo, estado ela fortemente relacionada à qualidade do processo de software. Normas importantes, como ISO 9000, ISO/IEC 12207 e os modelos CMM(Capatibility Maturity Model), sugerem a melhoria da qualidade dos produtos de software por meio da melhoria de seu processo (Da Rocha).
Uma das maneiras de controlar a qualidade é com o teste de software, que define um conjunto de atividades de validação e verificação com o objetivo de encontrar defeitos no produto e no processo de software. A importância da integração de atividades de teste aoprocesso de desenvolvimento de software fica evidente quando esta “tem sido considerada cada vez mais como fator essencial para obtenção de sistemas de software de qualidade, seja pelas normas da série ISO 9000, pelo CMM ou por outros modelos difundidos na literatura” (Herbert). A importância do relacionamento de atividades de teste com cada etapa do processo de desenvolvimento é destacada pelo fatode que quanto antes os erros forem encontrados, menor serão as despesas e as correções. Apesar desta característica destaque, o teste de software é encarado como uma atividade complementar ao processo de desenvolvimento, e não como parte do próprio processo, sendo, em muitas empresas, mal estruturado e feito de maneira individualizada (Hetzel; Beizer).

2. Teste de Software
Teste de softwareé um processo, ou uma serie de processos, projetados para assegurar que o código faz o que é feito para fazer e que não faz nada não intencional. Software deve ser previsível e consistente, não oferecendo surpresas aos seus usuários (Myers). Seu objetivo principal é o de reduzir a probabilidade da ocorrência de um defeito quando o software estiver em produção, minimizando os riscos para o negócioe garantindo que as necessidades do cliente estão sendo atendidas.

2.1 Conceitos
Primeiramente precisamos esclarecer alguns conceitos relacionados teste de software. Inicialmente, precisamos conhecer a diferença entre Defeitos, Erros e Falhas. As definições que iremos usar aqui seguem a terminologia padrão para Engenharia de Software do IEEE – Institute of Electrical and Electronics...
tracking img