Feudalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1665 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Feudalismo

No século X, várias regiões da Europa sofreram uma crise generalizada, à qual estão associadas a desestruturação do Império Caronlíngio e as invasões magiares, vikings, muçulmanas etc. Um clima de insegurança espalhou-se por várias partes do ocidente europeu.
Que soluções foram encontradas pelas pessoas dessas sociedades para viver nesses tempos?

FEUDALISMO
CaracterísticasGerais do Ocidente Europeu

A insegurança provocada pelas invasões dos séculos IX e X levou os europeus ocidentais a buscar proteção. Houve grande migração das cidades para o campo, caracterizando um processo de ruralização que já se havia iniciado nos séculos anteriores. Em muitas regiões, construíram-se vilas fortificadas e castelos cercados por muralhas. Pessoas com menos recursos, que nãotinham como se proteger por si, procuraram a ajuda de nobres e guerreiros; os camponeses que pediam a proteção dos senhores de terras foram submetidos à servidão.
Analisando as sociedades da Europa Ocidental, sobretudo entre os séculos X e XIII, os historiadores observaram algumas características comuns entre elas. Elaboraram conceitos para identificá-las e explicá-las, como o de feudalismo. Estetermo, entretanto, tem gerado muitos debates e recebido muitas definições.
Trabalhamos com a definição de feudalismo elaborada pelo historiador francês Jacques le Goff, especialista em história medieval. Um sistema de organização econômica, social e política baseado nos vínculos de homem a homem, no qual uma classe de guerreiros especializados – os senhores– , subordinados uns aos outros poruma hierarquia de vínculos de dependência, domina uma massa campesina que explora a terra e lhes fornece com que viver.

Poder Político

Durante o predomínio do feudalismo, os governos centralizados da Europa Ocidental enfraqueceram-se. O poder político passou a ser dividido com os senhores feudais, detentores de grandes extensões de terras que governavam seus domínios exercendo autoridadeadministrativa, judicial e militar.

Suserania e vassalagem

Os vários núcleos de poder político – principados, ducados, condados etc. – estavam ligados por laços estabelecidos entre membros da nobreza a partir da concessão de feudos. De modo geral, institulava-se senhor (ou suserano) o nobre que concedia feudos a outro nobre, denominado vassalo; este, em troca, devia fidelidade e prestação deserviços (principalmente militares) ao senhor.
A transmissão do feudo era realizada em uma cerimônia solene, constituída de dois atos principais; a homenagem (juramento de fidelidade do vassalo) e a investidura (ato de transmissão do feudo ao vassalo).
Suseranos e vassalos tinham direitos e deveres a cumprir estabelecidos entre si. Vejamos os principais:
• Suserano – Devia proteger militarmenteseus vassalos e dar-lhes assistência jurídica. Tinha direito de reaver o feudo do vassalo que morresse sem deixar herdeiros, de proibir o casamento do vassalo com pessoa que lhe fosse infiel etc.

• Vassalo – Devia prestar serviço militar ao suserano, libertá-lo, caso fosse aprisionado por inimigos, comparecer ao tribunal presidido pelo suserano toda vez que fosse convocado etc. Recebiaproteção militar do suserano.

ORIGENS DE ALGUMAS INSTITUIÇÕES FEUDAIS

As instituições feudais originaram-se de elementos romanos e germânicos.

Elementos Romanos
Da herança romana podemos destacar:
• Colonato – sistema de trabalho servil que se desenvolveu com a crise do Império Romano, quando escravos e plebeus empobrecidos passaram a trabalhar como colonos em terras de um grande senhor. Oproprietário oferecia terra e proteção ao colono, recebendo deste um rendimento do seu trabalho. Nesse processo, algumas cidades perderam importância enquanto, no campo, desenvolveram-se vilas (unidades econômicas) com produção agropastoril destinada ao autoconsumo.
• Fragmentação do poder político – no final do período imperial, a administração romana não tinha condições de impôr sua...
tracking img