Desafios ao profissional de gestao publica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1727 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera – UNIDERP
Centro de Educação a Distância
Faculdade Anhanguera - Brasília
Curso Superior Tecnológico em Gestão Pública
Professora Ana Maria de Vasconcelos Silva

Desenvolvimento Pessoal e Profissional


Acadêmicos:Mônica de Jesus Oliveira RA – 2306305749;
Cleide Maria Linhares RA - 2306317931
Niro Roni Nobre Barrios RA - 2307342459


Brasília - DF, Junho de 2011.
Introdução

Trabalho apresentado à Faculdade Anhanguera/Brasília, disciplina Desenvolvimento Pessoal e Profissional.
Este trabalho abrange aspectos propostos pelo desafio de aprendizagemda disciplina, quais sejam compreender e aplicar conceitos relevantes estudados na disciplina, conceitos de apagão profissional, na percepção de funcionários e empresários, desenvolvimento de senso de corresponsabilidade nos processos de aprendizado, além de proposta de solução de problemática da qualificação profissional.


Oportunidades e ameaças no mercado de trabalho para o profissionalde administração pública

O profissional de gestão pública e sua relação com os outros.
As tendências do mercado de trabalho, para o administrador público, são bastante positivas, considerando a profissionalização deste profissional, impulsionada pelo aumento da oferta do número dos cursos de administração, especialização e gestão pública. Há de se considerar também a ampliação do leque deatuação do gestor público, não somente na esfera pública como na privada.
Umas das principais ameaças certamente é a crescente onda de privatizações de diversos setores do serviço público, uma tendência trazida pela globalização, que embora tenha sido freada no Brasil recentemente, não deve ser menosprezada.
Os profissionais da administração pública tem a seu favor, apesar desta tendência deprivatizações, a escassez de profissionais especializados na área, a capacidade de optar por seguir carreira na área pública (Ministério do Planejamento, orçamento e gestão, como Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental – EPPGG, mais conhecido como gestor governamental) ou atuar nas atividades de consultoria em empresas particulares.
Marketing Pessoal
O marketing pessoal éimportante na esfera profissional e pessoal, pois ele coloca o profissional em destaque, expondo suas habilidades e competências, conquistando o respeito e o sucesso no mercado de trabalho.
A comunicação se faz importante na área de atuação pois ajuda as pessoas a entender as expectativas umas das outras, criando, mantendo e melhorando o relacionamento interpessoal.
Vivemos em um mundo onde asupervalorização da imagem, da aparência e do excesso de individualismo faz com que as pessoas enxerguem somente a si mesmas, causando um distanciamento das relações humanas, por isso o convívio social e tão importante na formação, por que é através dele que aprendemos, adquirimos ou temos consciência das regras sociais de bons modos e polidez de comportamento.

A profissão segundo a ClassificaçãoBrasileira de ocupações.
Gestor público/Administrador Público
Descrição Sumária
Formulam, implementam e avaliam políticas públicas, supervisionam e executam atividades de planejamento e orçamento governamental de qualquer instituição da administração federal.
Condições gerais de exercício
Os ocupantes dos cargos dessa família ocupacional exercem suas atividades nas mais diversas áreasda administração pública federal, estadual, distrital e municipal, como área financeira e contábil e administrativa. Realizam suas atividades em equipe,geralmente assumindo as funções de coordenação . Estão expostos ao assédio de grupos de pressão.
Formação e experiência
Para o exercício desses cargos, é exigida escolaridade de nível superior, geralmente o provimento dos cargos é via...
tracking img