Seis sigmas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3774 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. RESUMO

1.2 INTRODUÇÃO

É fato notório que a produção cientifica brasileira nos últimos anos deu um salto quantitativo, mas a qualidade ainda deixa a desejar se comparada com a produção científica americana e europeia. O problema reside no fato de que maioria dos alunos da graduação e pós-graduação não são devidamente instruídos a selecionar as ideias principais de um texto e adesenvolver ideias próprias.
Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo trazer técnicas importantes na produção cientifica do resumo e resenha.
1.3 CONCEITOS E OBJETIVOS
Segundo a Norma NBT 6029:2003 da ABNT define resumo como:
a) Apresentação concisa dos pontos relevantes de um texto.
b) Resumo crítico: Resumo redigido por especialistas com análise crítica de um documento. Também chamado resenha.Quando analisa apenas uma determinada edição entre vários, denomina-se recensão.
c) Resumo indicativo: Indica apenas os pontos principais do documento, não apresentando dados qualitativos, quantitativos etc. De modo geral, não dispensa o original.
d) Resumo informativo: Informa ao leitor finalidade, metodologia, resultados e conclusões do documento, de tal forma que este possa, inclusivedispensar a consulta ao original.

1.4 REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO

1.4.1 O resumo deve ressaltar o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do documento. A ordem e a extensão destes itens dependem do tipo de resumo (informativo ou indicativo) e do tratamento que cada item recebe do documento original.
1.4.2 Deve preceder ao texto e escrito na mesma língua deste. Para artigo científicoindexado deverá conter um resumo em português e outro em uma língua estrangeira.
1.4.3 O resumo deve ser composto de uma sequência de frases concisas, afirmativas e não de enumeração de tópicos. Recomenda-se o uso de parágrafo único, em entrelinhamento menor, sem recuo de parágrafo.
1.4.4 A primeira frase deve ser significativa, ficando explícito o tema principal do documento. A seguir, deve-seindicar a informação sobre a categoria do tratamento (memória, estudo de caso, análise da situação etc.) situando-se no tempo e no espaço.
1.4.5 Deve usar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular;
1.4.6 Evitar o uso de citações bibliográficas;
1.4.7 Palavra-chave: Palavra representativa do conteúdo do documento, escolhida, preferencialmente, em vocabulário controlado.
Aspalavras-chave devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavras-chave, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto.
1.4.8 Quanto a sua extensão os resumos devem ter:
a) de 150 a 500 palavras os de trabalhos acadêmicos (teses, dissertações e outros) e relatórios técnico-científicos;
b) de 100 a 250 palavras os de artigos de periódicos;
c) de 50 a 100 palavras osdestinados a indicações breves.
Os resumos críticos, por suas características especiais, não estão sujeitos a limite de palavras.
Para Platão e Fiorin (1995), resumir um texto significa condensá-lo a sua estrutura essencial sem perder de vista três elementos:
1. As partes essenciais do texto;
2. A progressão em que elas aparecem no texto;
3. A correlação entre cada uma das partes.
Se otexto que estamos resumindo for do tipo narrativo, devemos prestar atenção aos elementos de causa e sequências de tempo; se for descritivo, nos aspectos visuais e espaciais; caso o texto for dissertativo, é bom cuidar da organização e construção das idéias.
Existem, segundo van Dijk & Kintsch (apud FONTANA, 1995, p.89), basicamente 3 técnicas que podem ser úteis ao escrevermos uma síntese. São elaso apagamento, a generalização e a construção.
Apagamento
Como no nome já diz, o apagamento consiste em apagar, em cortar as partes que são desnecessárias. Geralmente essas partes são os adjetivos e os advérbios, ou frases equivalentes a eles. Vamos ver um exemplo.
O velho jardineiro trabalhava muito bem. Ele arrumava muitos jardins diariamente.
Sendo essa a frase a ser resumida através do...
tracking img