Feudalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (729 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Podemos dizer que, em geral, o feudalismo é o sistema político, econômico e social da Idade Média, que se destacou pela fragmentação do poder político e a exploraçãodos camponeses.
Otermo feudalismo, surgiu a muito tempo depois do moento a que se refere, para relatar uma realidade histórica que melhor se adequava às característcas de uma sociedade que nasceu com a desunião do ImpérioRomano.

Origem
A origem do feudalismo está ligada à política de soberanos, entre eles Carlos Magno, que em troca de apoio militar, concedia terras a outros nobres poderosos. Entao, esse tipo deorganização teve maior intensidade nos territórios pertencentes ao chamado Império Carolíngio(refere-se ao domínio dos francos, apartir do reinando de Pepino, em meados do século VIII d.c)
Mas em geral, ofeudalismo tem inicio com as Instituições Bárbaras, no século V, sobre o Império Romano do Ocidente (Europa). As características gerais do feudalismo são: poder descentralizado (nas mãos dos senhoresfeudais), economia baseada na agricultura e utilização do trabalho dos servos.
As Instituições Romanas foram marcas pelo Êxodo Urbano (saída dos patrícios da cidade para o compo), o trabalho servil(em troca de alimento e moradia) e o colonato.
Já as Instituições dos Bárbaros foram marcadas pela formação de vilas, audeias, tribos-fendo(unidade idependente e auto-suficiente), comitatus, que é arelação entre um comandante (Senhor Feudal) e comandados (Servos).
Política
A política era descentralizada, ou seja, era dividida, como por exemplo, relações de vassalagem e suserania. O suserano eraquem dava um lote de terra ao vassalo, sendo que este último deveria prestar fidelidade e ajuda ao seu suserano. O vassalo oferece ao senhor, ou suserano, fidelidade e trabalho, em troca de proteção eum lugar no sistema de produção. As redes de vassalagem se estendiam por várias regiões, sendo o rei o suserano mais poderoso.
Todos os poderes, jurídico, econômico e político concentravam-se nas...
tracking img