Ferramentas pdca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4378 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ÍNDICE



Módulos



1. Introdução à Qualidade Total
1. GQT e suas dimensões
2. Gerenciamento para melhorar ( PDCA ) e para manter ( SDCA)
3. Definição de processo;
4. Item de controle e item de verificação;
5. Definição de problema;
6. Controle de processos.


2. As Ferramentas básicas da Qualidade1. Estratificação e Folha de Verificação
2. Gráfico de Pareto
3. Diagrama de Causa e Efeito
4. Histograma
5. Diagrama de Dispersão
6. Gráfico de Controle


3. Os passos do MASP “QC Story”
1. Identificação
2. Observação
3. Análise
4. Plano de ação
5. Execução
6. Verificação
7. Padronização8. Conclusão

4. O KAISEN


5. Anexos - Exercícios















MÓDULO 1
Introdução à Qualidade Total



Com o advento da globalização as empresas encontraram-se numa encruzilhada sem volta . Deparam-se com clientes cada vez mais exigentes , com uma concorrência acirrada que cada vez mais diminui as margens de lucro forçando as empresa a reduzir custos. Hoje as empresas não concorrem comempresas de uma mesma localidade mas sim com empresas do mundo inteiro, dessa necessidade surge a busca pela excelência de seus processos e produtos.

1.1 GQT e suas dimensões

A Gestão da Qualidade total adotada pelas empresas visam o Controle da Qualidade Total, mas para isso é necessário entender o que significa qualidade. Segundo Campos, V.F. (1992) , “ um produto ou serviço de qualidade éaquele que atende perfeitamente , de forma confiável, de forma acessível , de forma segura e no tempo certo às necessidades do cliente”.

Este autor estabelece cinco dimensões básicas para a qualidade , os quais geram o conceito de Qualidade Total sendo eles: Qualidade , Custo , Entrega , Moral e Segurança.



Essas dimensões tem o seguinte significado:

Qualidade


Também conhecida comoqualidade intrínseca, esta dimensão da Qualidade Total se refere às características especificas dos produtos ( bens ou serviços)
finais ou intermediários da empresa , as quais definem a capacidade destes bens ou serviços promoverem a satisfação do cliente. A qualidade seria a ausência de defeitos e presença de características que agradem o consumidor, o pessoal , a informação, otreinamento, entre outros aspectos.


Custo

Este componente retrata o custo operacional para fabricação do bem ou fornecimento do serviço e envolve, por exemplo, os custos de compras, de vendas, de produção , de recrutamento e de treinamento. O custo resulta do projeto , fabricação e desempenho do produto. O preço é estabelecido pelo mercado em função de fatores tais como valor agregado,disponibilidade, imagem, entre outros. Portanto custo e preço resultam de fatores diferentes.



Entrega

Este componente está relacionado a entrega de produtos finais e intermediários em uma empresa. A entrega deve acontecer no local certo , na quantidade certa e na data certa.




Moral

Este é o componente que mede o nível de satisfação das pessoas que trabalham na empresa.Como os produtos serão concebidos , produzidos e entregues por pessoas deverá existir um bom clima, ambiente, de trabalho para que os bens, produtos ou serviços sejam elaborados com qualidade capazes de garantir as necessidades dos clientes. Pode ser medido por índices de absenteísmo, demissões e contratações , reclamações trabalhistas, sugestões , pesquisa de clima, entre outros.


SegurançaEste componente refere-se a segurança das pessoas que trabalham na empresa e dos usuários do produto. Os produtos não devem provocar acidentes aos seus usuários e não devem ocorrer acidentes no trabalho na empresa.





1.2 Gerenciamento para melhorar ( PDCA ) e para manter (SDCA)

O Ciclo PDCA é um método de gestão, representando o caminho a ser seguido para que as metas estabelecidas...
tracking img