Ferramentas de marketing e apoio administrativo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4299 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Prática Integradora – Administração de Produção
Administração Mercadológica

Introdução
Comunicação integrada de marketing é a definição da estratégia de marketing a ser adotada para o sucesso do projeto.
Estratégia é definida como um caminho, ou maneira, ou ação estabelecida e adequada para alcançar os desafios e objetivo da empresa.
O mercado-alvo é adefinição de consumidores específicos que queremos abordar. É importante definir os consumidores, pois nem todos se identificam com os produtos ou serviços de uma organização. Definindo o público alvo, pode-se direcionar o produto para atender as necessidades desses clientes.
Para desenvolver o posicionamento, o fator mais importante é que se identifiquem os pontos que os clientes mais valorizam noproduto ou serviço. Além disso, a empresa posicionará suas ofertas das seguintes maneiras:
• Posicionamento por atributo: Pode ser determinado diretamente ao produto;
• Posicionamento por benefícios: esta interligada com os benefícios que os clientes estão procurando;
• Posicionamento por uso a aplicação: está direcionada a determinada função do produto;
• Posicionamento porusuário: a empresa procura posicionar seu produto de acordo com os consumidores desejados;
• Posicionamento por concorrentes: procura oferecer um benefício que o concorrente não possui, como por exemplo, a forma de pagamento;




1 – Identificação do publico alvo

Segundo estudos, o cliente é a parte mais importante do microambiente. A empresa deve estudar onde se encontra cada umdeles e a renda mensal para saber que estilo de vida cada consumidor comporta.
Através de pesquisa realizada no setor onde o mercado se instalará, pode-se constatar que a maioria dos clientes que freqüenta o supermercado é do sexo feminino, sendo estas pessoas responsáveis pelas compras do dia-a-dia e do mês. O movimento da empresa também se constitui de moradores da região, uma vez que grandeparte deles adquire suas compras por meio de cheques da praça, ou anotam as compras para efetuarem pagamento posterior. Vale ressaltar que irão freqüentar o estabelecimento pessoas de diversas idades, de crianças até idosos.

2- Determinação dos objetivos de comunicação:

A comunicação é uma das principais ferramentas do marketing. As empresas com fins lucrativos costumam utilizar a comunicaçãopara estimular vendas, motivar consumidores, melhorar a imagem de sua marca junto ao público em geral e envolver os distribuidores.
O processo de comunicação, segundo a determinação dos estudos realizados, tem nove variáveis, conforme ilustrado no quadro abaixo:



[pic]










O emissor e o receptor representam as partes envolvidas na comunicação (quem emite e quemrecebe a mensagem).
Outros dois elementos - a mensagem e o meio - representam as principais ferramentas de comunicação: o que se diz e de que forma o receptor tem acesso à informação.
Codificação, decodificação, reposta e feedback são os elementos que dizem respeito ao processo de comunicação em si. E o último elemento – ruído – corresponde a todos os fatores que possam interferir namensagem que se pretende transmitir.
Portanto, é fundamental a identificação dos problemas e das oportunidades para a elaboração e definição dos objetivos de comunicação da empresa.
A definição dos objetivos do plano de comunicação de marketing é uma das etapas mais importantes do processo, pois caso os objetivos não sejam colocados com clareza e de forma explicita, todo o empenho naelaboração do mesmo pode ser um trabalho em vão.
No caso do Supermercado Compre Bem, fizemos um estudo baseado no que pretendemos alcançar junto aos consumidores em um mercado de bairro e observamos que havia a necessidade de atingir prioritariamente dois objetivos; fortalecer a marca da empresa e promover o aumento de vendas relacionadas a produtos de primeira necessidade e para...
tracking img