Macroeconomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (902 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Atividade avaliativa ----- Macroeconomia
Questão n° 1;
A- Principal indicador da atividade econômica, o PIB - Produto Interno Bruto - exprime o valor da produção realizada dentro das fronteirasgeográficas de um país, num determinado período, independentemente da nacionalidade das unidades produtoras. Em outras palavras, o PIB sintetiza o resultado final da atividade produtiva, expressandomonetariamente a produção, sem duplicações, de todos os produtores residentes nos limites da nação avaliada. A soma dos valores é feita com base nos preços finais de mercado, e isto significa que quantomais alto este índice de crescimento melhor nossa economia anda com suas contas e seus investimentos o que faz com que se torne atrativo para investimentos e cresça ainda mais. A produção da economiainformal não é computada no cálculo do PIB nacional, o que faz com tenhamos uma perca considerável em valores reais para a nossa economia.
B- O crescimento confirma que, após a rápida recuperação dosefeitos da crise financeira de 2008 e 2009, a economia brasileira entrou em 'novo ciclo de expansão', atingindo o incrível patamar de 7,5% em 2010 e nesse ano devemos voltar a normalidade para nossaeconomia que gira em torno de 4% a 5%, pois a demanda doméstica continuou sendo o grande suporte da economia, com o consumo das famílias registrando crescimento de 7,0%, o sétimo ano consecutivo deexpansão desse componente, que tem sido impulsionado pela expansão do crédito, do emprego e da renda".
Questão n° 2
A primeira conseqüência é a transferência de renda entre agentes econômicos (normalmente ganham as atividades meio e as com melhores informações).  Perdem os salários e poupadores menos informados; existe também o desequilíbrio nos preços relativos; pode haver aumento da corrupção (orçamentos e auditorias ficam quase impossíveis, preços desconhecidos, etc.); a qualidade dos gastos do governo cai,  provocando mais inflação; aumenta a renda das atividades improdutivas ...
tracking img