Ferramentas da qualidade no pdca de melhorias estudo de caso em uma empresa de desenvolvimento de projetos.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2455 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ferramentas da qualidade no PDCA de melhorias: Estudo de caso em uma empresa de desenvolvimento de projetos.

Alexandre Gregório da Silva – Funedi / UEMG
E-mail: Alexandre.gregorio@gerdau.com.brLuiz Gustavo Marchiore - Funedi / UEMG
E-mail: lgmarch_1982@hotmail.com

Orientador: Gledson P. Maia-Funedi /Uemg
E-mail: gp-maia@uol.com.brResumo

O presente artigo relata um estudo de caso de empresa de projetos mecânicos, situada no centro oeste mineiro, que teve como objetivo utilizar a metodologia do PDCA (Plan, do, Check e Act), para identificação, observação, análise e plano de ação de um problema dentro da empresa, com relação a fluxo de informações entre área de projetos e o setor de campo ocorrendo atraso na entrega doproduto final da empresa, visando melhorias de resultados para a organização, a partir do detalhamento do fluxo de informações e das coletas dos dados necessários. Será utilizado o Método de Análise e Solução de Problemas (MASP) e suas ferramentas da qualidade, entre elas o ciclo PDCA, o Brainstorming, o Gráfico de Pareto e o Diagrama de Ishikawa a fim de obter as principais causas de problemas.Como a empresa está na fase de implantação da metodologia, foi implantada até o momento somente a etapa planejamento (P) do PDCA.

Palavras Chaves: PDCA, MASP, ferramentas da qualidade.

ABSTRACT

This article reports a case study of mechanical design company, located in the central west mining, which aimed to use the methodology of PDCA (Plan, do, Check e Act), for identification,observation, analysis and action plan of a problem within the company, with respect to information flow between project area and the planning sector experiencing delays in delivery of the final product of the company. Aiming at improvement of outcomes for the organization, from the detail of information flow and collection of necessary data, we used the Method of Analysis and Troubleshooting (MASP) and itsquality tools, including the PDCA cycle, the Brainstorming, the Pareto chart and Ishikawa Diagram to obtain the main causes of problems. As the company is in the implementation phase of the methodology was implemented so far only the planning stage (P) of the PDCA.
1. Introdução
Este se trata de um estudo de caso em uma empresa de projetos mecânicos, situada no centro oeste mineiro na cidadede Divinópolis, com atividades de produção voltadas para segmento industrial e fundição. Dentro do seu ramo de atividades ela elabora projetos através da solicitação de seus clientes, com dados coletados em campo, e enviado para os projetistas da empresa, hoje a empresa apresenta dificuldades no fluxo destas informações. Por esta razão aplicaram a implantação da ferramenta da qualidade MASP –PDCA, a empresa ainda não possui experiência com o método de análise e solução de problemas, inicialmente foram implementadas as quatros primeiras etapas, identificadas na metodologia como o planejamento (P) do ciclo PDCA. O fluxo na etapa um é identificação do problema, etapa dois observação do problema, etapa três análise do problema e etapa quatro o plano de ação para bloquear as causasfundamentais do problema. Dentro das técnicas aplicadas utilizou referencial bibliográfico, ferramenta brainstorming, coleta de dados, diagrama Ishikawa, gráfico de Pareto e plano de ação.

2. Revisão Bibliográfica

Para Werkema processo é “uma combinação dos elementos equipamentos, insumos, métodos ou procedimentos, condições ambientais, pessoas e informações do processo ou medidas, tendo como...
tracking img