O USO DO PDCA NA MELHORIA CONTÍNUA NOS PROCESSOS ORGANIZACIONAIS

4713 palavras 19 páginas
O USO DO PDCA NA MELHORIA CONTÍNUA NOS PROCESSOS ORGANIZACIONAIS

RESUMO
A disputa pelo mercado instaurada entre as empresas e as altas exigências por padrão de qualidade, faz com que estas orgazinações adotem medidas e busquem meios, para alcançar um diferencial neste cenário. Assim dessa forma um dos meios mais utilizados são a padronização e o melhoramento contínuo de seus processos produtivos, a fim de se engajarem da melhor maneira possível no mercado. Este artigo tem por objetivo demonstrar a metodologia e a utilização do método PDCA com auxilio de ferramentas de qualidade, através de revisão bibliográfica e, como aplicação da pesquisa, são apresentados de dois casos, elucidando a importância das ferramentas de qualidade no auxílio ao método.

Palavras-chave: Ciclo PDCA. Ferramentas de Qualidade. Melhoria Contínua. Padronização.

1 INTRODUÇÃO
Para Junior et al. (2008) com a mudança da produção artesanal para a produção em massa, houve a possibilidade de padronizar processos, produtos e serviços. Isso ocorreu em decorrência do desenvolvimento de sistemas e o crescimento da adoção de padrões e o uso de processos seriados. Assim, a padronização se tornou indispensável para os processos empresariais, porém, somente padronizar uma única vez não é suficiente com a constante evolução do mercado, da tecnologia e dos processos: é vital à organização estar sempre em melhoria contínua.
A necessidade da participação e comprometimento de todos envolvidos com a organização se torna outro fator de suma importância. Ishikawa diz que “praticar um bom controle da qualidade é desenvolver, projetar, produzir e comercializar um produto de qualidade que seja mais econômico, mais útil e sempre satisfatório para o consumidor” (1989,1993 apud SIMÕES, 2007).
Para Junior et al. (2008) a gestão da qualidade utilizada para se obter resultados de melhoria, usufrui de princípios, técnicas, métodos e ferramentas. Um destes métodos é o ciclo PDCA, que tem como característica a

Relacionados