Fenomenologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3777 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
BREVES CONSIDERAÇÕES A RESPEITO DA FENOMENOLOGIA E DO MÉTODO FENOMENOLÓGICO
Guilherme Saramago de Oliveira1 Ana Maria de Oliveira Cunha2

Resumo: Este artigo tem como objetivos, definir, contextualizar e caracterizar alguns dos pressupostos fundamentais da fenomenologia enquanto método de pesquisa qualitativa. Inicialmente, são apresentadas algumas idéias básicas da fenomenologia para,posteriormente, tratá-la como alternativa metodológica de investigação científica. Palavras-chave: Pesquisa qualitativa. Metodologia de pesquisa. Fenomenologia. Abstract: This article has as objective, to define, to contextualizar and to characterize some of basic estimated of the phenomenology while the method of qualitative research. Initially, some basic ideas of the phenomenology in order to, later,dealing with it as an methodological alternative for. Key words: Qualitative research. Methodology of research. Phenomenology.

Segundo Bello (2006), fenomenologia é uma palavra constituída por duas outras, ambas de origem grega. “Fenômeno” significa aquilo que se mostra; não somente aquilo que se aparece ou parece. “Logia” deriva da palavra logos, que para os gregos tinha muitos significados:palavra, pensamento. (BELLO, 2006: 17-18). Assim, a partir do significado das palavras de origem grega, “fenômeno” e “logia”, Bello (2006) define, então, fenomenologia como uma reflexão sobre um fenômeno ou sobre aquilo que se mostra. (BELLO, 2006: 18) O termo fenomenologia foi usado pela primeira vez, de acordo com Dartigues (1992), na obra Novo órganon (1764), de autoria de Johann HeinrichLambert (17281777), com o sentido de teoria da ilusão sob suas diferentes formas. Em 1770, Emanuel Kant (1724-1804), retoma o vocábulo fenomenologia, falando de phaenomenologia generalis, para indicar a disciplina propedêutica que deveria preceder à metafísica. A palavra fenomenologia volta a ser utilizada por Kant em 1772, na denominada Carta a Marcos, esboço da obra intitulada de Critica da Razão Pura(1781).

1
2

Professor da Universidade Federal de Uberlândia, Doutorando em Educação Professora da Universidade Federal de Uberlândia, Doutora em Educação

Georg Wilhelm Friedrich Hegel (1770-1831), em 1807, chama fenomenologia do espírito, a ciência que considera a sucessão de diferentes formas ou fenômenos da consciência até chegar ao saber absoluto. Com Hegel, a partir do estudo domovimento do espírito, a fenomenologia define-se enquanto método e filosofia. Para Wilhelm Friedrich Hegel, a fenomenologia do espírito representa a introdução ao sistema total da ciência: apresenta o devir do saber ou da ciência em geral. Merleau-Ponty (1973) afirma que:

no sentido hegeliano, a fenomenologia consiste, em suma, numa lógica do conteúdo: a organização lógica dos fatos não provém deuma forma que lhes seria superposta, mas é o conteúdo mesmo desses fatos que é suposto ordenar-se espontaneamente de maneira a tornar-se pensável. Uma fenomenologia é a vontade dupla de coligir todas as experiências concretas do homem e não somente suas experiências de conhecimento, como ainda suas experiências de vida de civilização, tais como se apresentam na história, e de encontrar, ao mesmotempo, neste decorrer dos fatos, uma ordem espontânea, um sentido, uma verdade intrínseca, uma orientação tal que o desenvolver-se dos acontecimentos não apareça como simples sucessão. (PONTY, 1973: 25-26)

No início do século XX, com Edmund Husserl (1859-1938), conforme Dartigues (1992), a fenomenologia se consolida como uma linha de pensamento. A partir de Husserl, a expressão fenomenologiapassou a ter um significado totalmente novo, e é com esse novo significado, que na época contemporânea este vocábulo é empregado. Segundo Dartigues (1992), Husserl define a fenomenologia como ciência dos fenômenos, sendo o fenômeno compreendido como aquilo que é imediatamente dado em si mesmo à consciência do homem. Para Husserl, a fenomenologia assume, principalmente, o papel de um método ou modo...
tracking img