Psicologia escolar e educacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1106 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Psicologia escolar e educacional: compromissos com a educação brasileira
Constitui um verdadeiro desafio analisar as diferentes possibilidades por meio das quais uma ciência particular profissional podem expressar compromissos com uma realidade social. No caso da Psicologia Escolar e Educacional e dos psicólogos que trabalham nos contextos educativos, seu compromisso com a educação brasileirapode evidenciar-se de diferentes formas, porém dados os limites de este espaço, me centrarei no aspecto que considero central: o compromisso dos psicólogos com a transformação dos processos educativos, com a efetivação das mudanças necessárias que demanda a melhoria da qualidade da educação no país.Considero ser o compromisso essencial dos psicólogos com a educação brasileira, primeiramente doisaspectos: a ênfase nos psicólogos mais do que na Psicologia, e por outra os diferentes níveis nos quais os psicólogos podem contribuir à melhoria da qualidade da educação brasileira.
O que também não podemos deixar de comentar, é a importância de discutir a noção de compromisso social devido a que o significado que atribuímos a essa noção e o sentido que tem para cada um dos que fazem psicologiatorna-se altamente diferenciado em função de nossa formação , nossa ideologia, nossos contextos de constituição e de atuação e de outros muitos fatores.
Compromisso social, da mesma forma do que acontece com os conceitos de ética e cidadania constitui um desses conceitos que com freqüência de tanto ser utilizados com acepções e sentidos diferentes correm o risco de representar palavras “vazias”cujo real alcance quando utilizadas escapa à nossa compreensão. Às vezes incluso formam parte de uma espécie de modismo que as coloca como parte de um discurso politicamente correto porém que pouco tem a ver com as práticas sociais reais de quem as utiliza.
Nesse trabalho também analisava quem o sujeito do compromisso social: o compromisso social é da psicologia? Ou é dos psicólogos? É o corpusarticulado de conhecimentos representado pela psicologia como ciência particular quem se compromete socialmente ou são os psicólogos, ou seja, os produtores desses conhecimentos, e os que os utilizam nas suas práticas profissionais específicas?
Chamava, na época, a uma discussão dessas questões e personalizava o compromisso social nos psicólogos na sua condição de sujeitos por considerar que são osindivíduos com sua ação, seja no fazer ciência, seja na utilização dela nos diversos contextos nos quais trabalha, os que efetivamente expressam de uma ou outra forma (ou não!!), seu compromisso com a transformação da realidade social. Considero que personalizar o compromisso nos indivíduos resulta também importante porque contribui para a necessária reflexão individual do que profissionalmente sefaz e com que objetivo se faz, elemento importante na produção de novos sentidos subjetivos3 mobilizadores da própria ação. Assim os psicólogos que atuam no campo da educação na sua condição de sujeitos revelam-se, a meu modo de ver, como o elemento central na análise do compromisso da psicologia com a educação brasileira.
Outro aspecto que merece ser esclarecido é ao que estou me referindoquando defendo que as transformações dos processos educativos e as necessárias mudanças que demanda a educação brasileira constituem o compromisso essencial dos psicólogos com a educação. Uma afirmação de tal abrangência pode ser interpretada como uma meta sumamente pretensiosa, até mesmo inalcançável e conseqüentemente desmobilizadora. Muito mais se levando em conta que nos processos educacionais enas suas necessárias transformações intervem múltiplos fatores - econômicos, políticos, ideológicos, culturais, históricos - e não apenas fatores de ordem técnica ou científica. E considerando, além do anterior, que na educação, como prática social, participam uma ampla gama de profissionais, entre os quais os psicólogos constituem apenas uma pequena parte.
No entanto, o que desejo enfatizar...
tracking img