Psicologia escolar e educacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 8 (1757 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
• Psicologia Escolar e Educacional Prof. Mestre Thiago de Almeida
• 2. Introdução A psicologia escolar é uma área ampla que envolve aspectos da psicologia e da educação, está em processo de desenvolvimento e faz a interface entre psicologia e educação. O psicólogo inserido na escola é responsável pela promoção de saúde mental da mesma, atuando junto a todos os membros que fazem parte daescola: alunos, educadores (diretores, professores e funcionários) e os pais. O trabalho com estas pessoas é sempre contínuo e a intervenção, deveria ser sempre em grupo.
• 3. O psicólogo escolar atua não apenas na remediação de problemas, mas também desenvolvendo trabalhos que visem à prevenção dos mesmos. Por estar inserido na escola é preciso que tenha conhecimentos relacionados à criança,suas fases de desenvolvimento e de aprendizagem, e sobre o processo ensino-aprendizagem.
• 4. Lightner R. Witmer, que juntamente com Granville Stanley Hall é considerado pioneiro da Psicologia Escolar nos EUA, iniciou as clínicas psicológicas para crianças, sendo o fundador da primeira Clínica Psicológica dos Estados Unidos, na Universidade de Penssylvania no ano de 1896.
• 5. O QUE ÉPSICOLOGIA ESCOLAR? Segundo o dicionário de Psicologia Dorsch (2001) a definição de Psicologia Escolar como a “aplicação de conhecimentos psicológicos, especialmente dos pedagógicos e da psicologia do desenvolvimento às exigências da escola, bem como a pesquisa e prática psicológicas no âmbito da escola, por exemplo, o diagnóstico das causas das dificuldades de aprender e sua eliminação ou a análisepsico-organicossocial e a melhoria dos processos entre as pessoas (por exemplo, as relações de estima, cadeias do mundo), dos fatores situacionais (por exemplo, clima da escola, atmosfera do grupo) e das estruturas institucionais (por exemplo, tamanho das instalações e sua distribuição, regulamentos, no tocante à escolha das disciplinas e à avaliação do rendimento)” (p. 763).
• 6. Então, o queé o psicólogo escolar? “ o psicólogo que age e trabalha no espaço de vida e das relações da escola (em sentido amplo), com as tarefas principais de diagnóstico e solução de problemas que aparecem, no âmbito da atividade escolar, entre alunos e/ou professores. De acordo com esta descrição das tarefas, as atividades do psicólogo escolar visam também a eliminar deficiências individuais, - enquantoaparecem assim condicionadas - como a eliminar deficiências da instituição escolar” (DORSCH, 2001, p. 784).
• 7. A Psicologia Escolar e a Psicologia Educacional no Brasil A ABRAPEE (Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional) foi fundada em 1988 pela Dra. Solange M. Wechsler com o objetivo de promover e aperfeiçoar a psicologia escolar no Brasil, muito pouco divulgada atéentão(WECHSLER,2001).
• 8. A ABRAPEE (Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional) se posiciona quanto à compreensão de Psicologia Escolar e Educacional, atestando que “entende por psicólogos escolares e educacionais aqueles profissionais que, devido a sua preparação universitária em psicologia e experiências subseqüentes nas áreas escolar e/ou educacional, trabalham para melhorar oprocesso ensino-aprendizagem no seu aspecto global (cognitivo, emocional, social e motor) através de serviços oferecidos a indivíduos, grupos, famílias e organizações” (JOLY, 2000, p. 52).
• 9. De acordo com a ABRAPEE a distinção entre psicologia escolar e psicologia educacional, está calcada no fato da atuação do psicólogo escolar estar mais voltada para intervenção na prática, enquanto que a dopsicólogo educacional se direciona, geralmente, para as áreas de ensino e pesquisa.
• 10. O PAPEL DO PSICÓLOGO ESCOLAR O profissional que trabalha com a psicologia escolar será o psicólogo escolar que, mediante a sua formação, utiliza-se de métodos e técnicas psicológicas para promover a melhora na qualidade e eficiência do processo educacional, visando, não apenas a resolução de um...
tracking img