• Psicologia Escolar e Educacional Prof. Mestre Thiago de Almeida
• 2. Introdução A psicologia escolar é uma área ampla que envolve aspectos da psicologia e da educação, está em processo de desenvolvimento e faz a interface entre psicologia eeducação. O psicólogo inserido na escola é responsável pela promoção de saúde mental da mesma, atuando junto a todos os membros que fazem parte da escola: alunos, educadores (diretores, professores e funcionários) e os pais. O trabalho com estaspessoas é sempre contínuo e a intervenção, deveria ser sempre em grupo.
• 3. O psicólogo escolar atua não apenas na remediação de problemas, mas também desenvolvendo trabalhos que visem à prevenção dos mesmos. Por estar inserido na escola é precisoque tenha conhecimentos relacionados à criança, suas fases de desenvolvimento e de aprendizagem, e sobre o processo ensino-aprendizagem.
• 4. Lightner R. Witmer, que juntamente com Granville Stanley Hall é considerado pioneiro da PsicologiaEscolar nos EUA, iniciou as clínicas psicológicas para crianças, sendo o fundador da primeira Clínica Psicológica dos Estados Unidos, na Universidade de Penssylvania no ano de 1896.
• 5. O QUE É PSICOLOGIA ESCOLAR? Segundo o dicionário de PsicologiaDorsch (2001) a definição de Psicologia Escolar como a “aplicação de conhecimentos psicológicos, especialmente dos pedagógicos e da psicologia do desenvolvimento às exigências da escola, bem como a pesquisa e prática psicológicas no âmbito da escola,por exemplo, o diagnóstico das causas das dificuldades de aprender e sua eliminação ou a análise psico-organicossocial e a melhoria dos processos entre as pessoas (por exemplo, as relações de estima, cadeias do mundo), dos fatores situacionais (porexemplo, clima da escola, atmosfera do grupo) e das estruturas institucionais (por exemplo, tamanho das instalações e sua distribuição, regulamentos, no tocante à escolha das disciplinas e à avaliação do rendimento)” (p. 763).
• 6. Então, [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 11). Psicologia escolar e educacional. TrabalhosFeitos.com. Retirado 11, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Psicologia-Escolar-e-Educacional/465182.html

MLA

"Psicologia escolar e educacional" TrabalhosFeitos.com. 11 2012. 2012. 11 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Psicologia-Escolar-e-Educacional/465182.html>.

MLA 7

"Psicologia escolar e educacional." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 11 2012. Web. 11 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Psicologia-Escolar-e-Educacional/465182.html>.

CHICAGO

"Psicologia escolar e educacional." TrabalhosFeitos.com. 11, 2012. Acessado 11, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Psicologia-Escolar-e-Educacional/465182.html.