• Psicologia Escolar e Educacional Prof. Mestre Thiago de Almeida
• 2. Introdução A psicologia escolar é uma área ampla que envolve aspectos da psicologia e da educação, está em processo dedesenvolvimento e faz a interface entre psicologia e educação. O psicólogo inserido na escola é responsável pela promoção de saúde mental da mesma, atuando junto a todos os membros que fazem parte daescola: alunos, educadores (diretores, professores e funcionários) e os pais. O trabalho com estas pessoas é sempre contínuo e a intervenção, deveria ser sempre em grupo.
• 3. O psicólogo escolaratua não apenas na remediação de problemas, mas também desenvolvendo trabalhos que visem à prevenção dos mesmos. Por estar inserido na escola é preciso que tenha conhecimentos relacionados à criança,suas fases de desenvolvimento e de aprendizagem, e sobre o processo ensino-aprendizagem.
• 4. Lightner R. Witmer, que juntamente com Granville Stanley Hall é considerado pioneiro da PsicologiaEscolar nos EUA, iniciou as clínicas psicológicas para crianças, sendo o fundador da primeira Clínica Psicológica dos Estados Unidos, na Universidade de Penssylvania no ano de 1896.
• 5. O QUE ÉPSICOLOGIA ESCOLAR? Segundo o dicionário de Psicologia Dorsch (2001) a definição de Psicologia Escolar como a “aplicação de conhecimentos psicológicos, especialmente dos pedagógicos e da psicologia dodesenvolvimento às exigências da escola, bem como a pesquisa e prática psicológicas no âmbito da escola, por exemplo, o diagnóstico das causas das dificuldades de aprender e sua eliminação ou a análisepsico-organicossocial e a melhoria dos processos entre as pessoas (por exemplo, as relações de estima, cadeias do mundo), dos fatores situacionais (por exemplo, clima da escola, atmosfera do grupo) edas estruturas institucionais (por exemplo, tamanho das instalações e sua distribuição, regulamentos, no tocante à escolha das disciplinas e à avaliação do rendimento)” (p. 763).
• 6. Então, o... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 11). Psicologia escolar e educacional. TrabalhosFeitos.com. Retirado 11, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Psicologia-Escolar-e-Educacional/465182.html

MLA

"Psicologia escolar e educacional" TrabalhosFeitos.com. 11 2012. 2012. 11 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Psicologia-Escolar-e-Educacional/465182.html>.

MLA 7

"Psicologia escolar e educacional." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 11 2012. Web. 11 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Psicologia-Escolar-e-Educacional/465182.html>.

CHICAGO

"Psicologia escolar e educacional." TrabalhosFeitos.com. 11, 2012. Acessado 11, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Psicologia-Escolar-e-Educacional/465182.html.