Fenomenologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5414 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO
Capitulo I..........................................................................................................pag.02

1. Aparece o paciente no consultório do psiquiatra.......................................pag 02
2. Resumo das queixas.................................................................................pag 03
3. Analise doproblema..................................................................................pag 06
Capitulo II........................................................................................................pag. 08
1. O homem e o mundo...............................................................................pag. 08
2. O homem e o corpo..................................................................................pag. 103. A comunicação do homem com o seu semelhante..................................pag. 11
4. Homem e tempo: História vivencial..........................................................pag. 13
Capitulo III – Considerações Complementares..............................................pag. 18
Referências Bibiográficas...............................................................................pag. 20CAPÍTULO I
QUAIS OS PROBLEMAS SUGERIDOS PELAS QUEIXAS DA MAIORIA DOS PACIENTES?


1. Aparece o paciente no consultório do psiquiatra
O aparecimento de um paciente ao seu consultório lhe traz a reflexão sobre suas principais queixas e como se deve lidar com elas. Sua primeira impressão foi confirmada quando o paciente lhe contou seu histórico.
O paciente tinha dificuldade emsair nas ruas durante o dia e tudo a sua volta parecia-lhe distorcido de sua verdadeira forma. Sentia muito medo e só se sentia melhor quando estava em seu quarto. Evitava leituras emocionantes ou jornais, pois sofria qualquer abalo.
Os poucos amigos que recebia lhe pareciam falar dos próprios conhecimentos e critérios nos assuntos cotidianos; gostava quando o assunto era menosprezar o sexofeminino, pois não acreditava no amor. Ele não conseguiu dar continuidade a um relacionamento. Desprezava as mulheres, por isso, quando procurava prostitutas era apenas para humilhar-lhas.
Quando visitava os pais, não se sentia bem, o comportamento dos pais o irritava. Tudo ali o arremetia a infância, culpava os pais pela sua infelicidade. Sentia-se aliviado ao voltar para casa e se livrar daslembranças passadas. Somente seus estudos importavam. Não via perspectiva para o futuro.








2. Resumo das queixas
A compreensão do resumo da queixa do paciente em sua primeira visita deve ser completada com o que o paciente relatará nas próximas sessões para uma melhor compreensão de suas queixas, baseando-se nas próprias informações do paciente. Seus males são classificados em grupos.
Essesmales o afeta causando mudanças na maneira como ele observava o mundo a sua volta, às sensações de mal estar físico, causando doença orgânica e as dificuldades de ralações interpessoais com pessoas do presente, passado e futuro.
Essas medidas o ajudavam a não dar interpretação ou diagnóstico caso houvesse mudanças.

a) O mundo
O paciente não ousa sair de casa durante o dia claro, tudo paraele é sem cor, nada parece ter vida, as casas para ele se assemelhava a cidadelas fechadas. Enxergava a praça muito maior que seu tamanho real, se sentia incapaz de atravessá-la , pois temia que suas pernas não suportassem, sentia, então, uma sensação de abandono.
Há anos não saia da cidade para caminhar pelos campos e bosques, mas possuía na lembrança a casa de seus pais que viviam no interior. Oseu quarto proporcionava uma vista magnífica, mas que agora não a apreciava mais; o espaço aberto o atormentava.
Toda a descrição do paciente, mostrava alguma coisa que, para ele vivia em outro mundo, mais real, tornava-se ainda mais forte ao percebemos o quanto sofria com suas observações. Não se tratava de fantasias ou de ilusões, a sua realidade definia suas ações.




b) O corpo
Em...
tracking img