Enades

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1159 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1) (ENADE 2005) Leia trechos da carta-resposta de um cacique indígena à sugestão, feita pelo Governo do Estado da Virgínia (EUA), de que uma tribo de índios enviasse alguns jovens para estudar nas escolas dos brancos.... que lhes ensinaremos tudo que sabemos e faremos deles homens.”
R: (E) educação e cultura / educação assistemática.
Resposta comentada: O que o cacique defende não é umaeducação formal, superior ou técnica - esses são os modelos criticados por ele, apontados como inconciliáveis com a vida indígena. A questão também não é defender uma educação difusa ou pouco consistente - trata-se de valorizar uma educação não-paradigmática (assistemática). Além disso, o tema principal da carta é a educação própria, adequada a cada cultura (as questões de ideologia, filosofia e políticaestão presentes para embasar a abordagem principal).

2) (Enade 2007 - Formação Geral) Entre 1508 e 1512, Michelangelo pintou o teto da Capela Sistina no Vaticano, um marco da civilização ocidental. Revolucionária, a obra chocou os mais conservadores... Para esses pesquisadores ela representaria o cérebro num corte sagital, como se pode observar nas figuras a seguir.
R: (A) o Criador dando aconsciência ao ser humano, manifestada pela função do cérebro.

3) (Enade 2008 - Formação Geral) O filósofo alemão Friedrich Nietzsche (1844-1900), talvez o pensador moderno mais incômodo e provocativo, influenciou várias gerações e movimentos 
R: (C) O grito.

Resposta comentada: A questão fundamenta-se em um breve texto e cinco obras pictóricas, cada uma correspondendo a uma alternativa. Otexto refere o filósofo Nietzsche – definido como “incômodo” e “provocativo” – e sua influência sobre o Expressionismo, movimento artístico que se opõe ao “racionalismo moderno” e ao “trabalho mecânico”, e cujas obras apresentam, em síntese, as seguintes características:(1) deixam de priorizar o padrão tradicional de beleza; (2) servem-se do embate entre a razão e a fantasia; (3) enfocam ainstabilidade, a angústia, a dor da vida;  (4) refletem a inadequação do artista diante da realidade. A raiz da questão solicita que se aponte, dentre as obras apresentadas (em A, B, C,  D e E), a que “reflete esse enfoque artístico”, ou seja, o Expressionismo, conforme descrito. Para solucionar a questão, o examinando não é necessita conhecer em  profundidade o Expressionismo ou Nietzsche, uma vez que ascaracterísticas apresentadas no parágrafo inicial são suficientes. Basta que ele observe em qual das obras essas características estão presentes. O resultado é que são eliminadas de imediato as alternativas:
(A) o padrão estético, neste caso, é o da tradição, incompatível com 1; 
(B) a delicadeza dos traços, a presença do pássaro e da borboleta se 
contrapõem a 3 e 4;
(D) ainda que Caravaggiorepresente a surpresa e a dor do menino mordido por 
um lagarto, a estética é “tradicional” e realista, contrariando 1 e 2; (E) a figura humana representada, embora desproporcional, e os demais elementos presentes, não correspondem às características 3 e 4.Já a alternativa (C) apresenta a famosa tela de Munch, O grito, que reúne indiscutivelmente as quatro características numeradas acima. Emboraa temática e a proposta de relacionar pensamento filosófico e arte contemporânea sejam muito interessantes para avaliar a formação geral dos estudantes, a questão permanece superficial, explorando tão somente a habilidade de estabelecer relações entre texto escrito e texto pictórico, quando teria potencial para provocar reflexões bastante mais ricas e complexas, como conviria a uma provaque pretende avaliar com consistência conhecimentos de “formação geral”.

4) (Enade 2011 – Filosofia) Com o advento da República, a discussão sobre a questão educacional torna-se pauta significativa nas esferas dos Poderes Executivo e Legislativo, tanto no [...]

R: A) As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira
5) (Enade 2011 – Filosofia) A educação é...
tracking img