Fenomenologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1134 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONCEITO:
Fenomenologia – (do Grego phainesthai – significa aquilo que se apresenta ou que se mostra, e logos – significa explicação, estudo). Afirma à importância dos fenômenos da consciência os quais devem ser estudados em si mesmo – tudo que podemos saber do mundo resume-se a esses fenômenos, a esses objetos ideais que existem na mente, cada um designado por uma palavra que representa a suaessência, sua “significação”.
Isso significa dizer que a fenomenologia é o estudo da consciência e dos objetos da consciência ou também chamados de experiências de consciência ou ainda chamados de vivências. Esses objetos, experiências ou vivências podem ser assim caracterizados:
Coisas, imagens, fantasias, atos, relações, pensamentos, eventos, memórias, sentimentos e etc.
Partindo desteprincípio pode-se dizer que tudo que envolve a Fenomenologia está relacionado ao chamado processo de intencionalidade, isto é, tudo parte de uma intenção, de uma vontade, de um desejo, onde é representado por um objeto real, ou seja, é uma investigação que busca a essência inerente da aparência. É claro que o termo aparência assume duas concepções simetricamente opostas:
1º) Ato de ocultar arealidade;
2º) Manifestação ou revelação da mesma realidade, isto é, o que manifesta ou revela a própria realidade, de modo que esta encontra na realidade a sua verdade, a sua revelação.

INFLUÊNCIA DA FENOMENOLOGIA NO SERVIÇO SOCIAL
Em meados do século passado, surgiu em todo o mundo o movimento pela Reconceitualização do Serviço Social, que, no Brasil, foi motivado pela crise do paradigmapositivista. Esse método já não atendia às necessidades do Serviço Social, em parte pelas suas lacunas inatas, e em outra parte pelas mudanças políticas, econômicas e sociais ocorridas no Brasil. Fazia-se necessário um método mais adequado à realidade latino-americana, em vez de métodos tradicionais, copiados dos Estados Unidos e Europa.
O movimento de Reconceitualização se realizou através deSeminários Regionais, promovidos pelos próprios Assistentes Sociais, cujo objetivo era a discussão sobre o que era o Serviço Social e que Metodologia a profissão deveria utilizar.
O Documento Sumaré foi produzido no III Seminário de Reconceitualização do Serviço Social, realizado na casa da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), na cidade de Sumaré, no estado do Rio de Janeiro, no período de20 a 24 de Novembro de 1978.
Nesse seminário, 254 assistentes sociais se reuniram e estudaram diferentes propostas do Serviço Social, bem como criticaram o paradigma tradicional (Positivista). Eles estudaram, nesse seminário, a Cientificidade do Serviço Social, o Serviço Social e a Fenomenologia, e, o Serviço Social e a Dialética. Os estudos dessas temáticas se deram por meio de conferências,estudos em grupo e sessões em plenária.
No entanto, foi à questão relativa à cientificidade que motivou Anna Augusta de Almeida a apresentar uma nova proposta, por ela elaborada, que manifesta seu métodos genérico, baseado no processo de ajuda psicossocial, o qual é obtido através do dialogo entre a pessoa-assistente social e a pessoa-cliente (pessoa usuário).
O diálogo como ajuda psicossocial éum processo em que a pessoa-assistente social e a pessoa-cliente efetivam uma experiência, tomando como ponto de partida a situação existencial problematizada (SEP).
No dialogo, o trabalho que caracteriza a pessoa-cliente, que é sujeito de uma experiência, é a investigação de uma verdade, a qual em Fenomenologia chamamos de essência.
A metodologia do dialogo necessita tanto do conhecimento dapessoa-assistente social quanto do conhecimento de que a pessoa-cliente é portadora, posto que um sem o outro inviabiliza a dialetização crítica e necessária do conhecimento.
A pessoa-assistente social, na ajuda psicossocial é o “homem total”, sujeito racional e livre. A proposta de Anna Augusta exige uma metodologia que possibilite um trabalho em maior profundidade com as personalidades...
tracking img