Fenomenologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (631 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Abordagem Fenomenológica da Percepção

"Apresente, de acordo com o texto e também resgatando as discussões que já tivemos em sala de aula sobre fenomenologia eexistencialismo, a visão de homem proposta por essa terceira força em psicologia".

O humanismo é uma idéia centrada no homem. É um objetivo, é centrar o homem como um objeto próprio, falar dohumano é atribuir um sentido, o homem procura dialeticamente sua essência. O humanismo não se constitui dentro de um sistema, nem de conceitos para se dizer como o homem é. Pois não se avalia um pedaço dohomem, mas sim ele como um todo. O questionamento do humanismo é a procura pelo sentido do ser do homem, para considerar sua totalidade.
Heidegger compreende que o humanismo tende a levar o homem auma liberdade e encontrar sua dignidade. O humanismo veio para mostrar o quanto as concepções de homem são variadas pelos filósofos. Resgatando essas idéias a fenomenologia e existencialismo quererver o homem como um todo.
O humanismo vive numa contradição, de um lado a necessidade tecnicista, porem idolatra uma sociedade intelectualizada, mas esquecendo a vida humana. Quando surgiu essaobjetivação que foi cada filosofo por um conceito no humanismo houve conflitos. O que causa uma desumanização.
Pitágoras foi um dos filósofos que começou o subjetivismo, pois o individuo é um ser individuale recebe as coisas como o visto assim o individuo que experimenta suas impressões a vê como verdadeiro.
Humanismo existencialista, o homem aparece colocado no mundo, vinculado á sua liberdade e suaprojeção no mundo, sentido esta no que esta vivida. Humanismo valoriza o homem enfrente aos fenômenos humanos.
A ciência e humanismo encontram se perdidos a partir do momento que a ciência objetivao homem, esquecendo sua subjetividade o que o homem pensa. Pois a ciência com o desenvolvimento viu que era necessário deixar a objetividade de um lado e dar valor a espontaneidade da subjetividade...
tracking img