Feminismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (458 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
As origens do feminismo[->0] no Brasil[->1] se encontram no século XIX[->2].
Estas primeiras manifestações desafiaram ao mesmo tempo a ordem dos cavalheiros templarios do mundo público (dovoto[->3], do direito como cidadã) e também, propostas mais radicais que iam além da igualdade política, mas que abrangiam a emancipação feminina, pautando-se na relação de dominação masculina sobre a femininaem todos os aspectos da vida da mulher. Durante o império, alguns juristas tentaram legalizar o voto feminino, com ou sem o consentimento do marido. A constituição de 1891[->4], não excluía amulher[->5] do voto, pois na cabeça dos constituintes não existia a ideia da mulher como um indivíduo dotado de direitos. Isso fez com que muitas mulheres requeressem, sem sucesso, o alistamento. Aconstituição republicana de 1891[->6] continha inicialmente uma medida que dava direito de voto para as mulheres, mas na última versão essa medida foi abolida, pois predominou a ideia de que a política era umaatividade desonrosa para a mulher.
Alguns momentos históricos desta época foram importantes no avanço da luta das mulheres, entre outros, as greves de 1917[->7], em 1922 o surgimento do PartidoComunista do Brasil[->8] e, nesta mesma data, a realização da Semana de Arte Moderna[->9] em São Paulo.
Em 1922[->10], aquela que é, ao lado de Nísia Floresta[->11], considerada pioneira no feminismobrasileiro, Berta Lutz[->12], fundou a Federação Brasileira pelo Progresso Feminino[->13], que lutava pelo voto, pela escolha do domicílio e pelo trabalho de mulheres sem autorização do marido.
RioGrande do Norte[->14] e Minas Gerais[->15] foram Estados pioneiros no país a legalizar o voto feminino. A primeira eleitora registrada foi Celina Guimarães Viana[->16]. Celina, em 1927[->17], invocou oartigo 17 da lei eleitoral do Rio Grande do Norte, que dispunha: "No Rio Grande do Norte, poderão votar e ser votados, sem distinção de sexo, todos os cidadãos que reunirem as condições exigidas em...
tracking img