Ataque por cloretos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3997 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Corrosão da armadura de concreto induzida pelo ataque de íons cloreto – generalidades, prevenção e reparo
1. Introdução
O concreto é o material mais empregado na construção civil. Devido à sua versatilidade, torna-se possível a execução de qualquer espécie imaginável de formas e obras destinadas às necessidades humanas, tais como: habitação, saúde, lazer e trabalho. No entanto,sabe-se que nenhum material é eternamente durável devido à sua interação com os agentes do meio em que se encontra. Logo, é importante o conhecimento das patologias do concreto.
A corrosão da armadura é uma das mais generalizadas patologias do concreto. Pode ocorrer por oxidação direta ou por processo eletroquímico. Neste último, há a presença de um ânodo e um cátodo, e da água que serve deeletrólito, resultando na diminuição da seção de armadura e fissuração do concreto, ocasionado pela ação dos íons cloreto (Cl-), que diminuem a seção de armadura e fissuram o concreto.
Os cloretos podem ser encontrados nos concretos sob duas formas: como cloreto livre, solúvel ou dissociável, na forma de íons na água de poros, ou como cloreto combinado, formando parte das fases hidratadas docimento. O primeiro trata-se do cloreto realmente agressivo à armadura, e o segundo, geralmente se encontra combinado na forma de cloroaluminato conhecido como sal de Friedel (PEREIRA, CINCOTTO, 2001).
Comumente encontrados em aceleradores de pega que contenham CaCl2, em sais de degelo, maresia e até mesmo na água de amassamento, os íons Cl- sob sua forma livre, penetrarão o concreto e chegarão àarmadura a partir de uma série de fatores relacionados, como estado de carbonatação do concreto, quantidade de cimento por metro cúbico, tipo de cátion associado ao cloreto e tipo de acesso ao concreto (antes ou depois do endurecimento). Além destes meios de penetração, há também os fatores que determinam a velocidade e a profundidade dos íons cloreto como: composição, tipo e qualidade de cimento,relação água/cimento, grau de saturação dos poros, fissuras e temperatura, dentre outros.
De acordo com METHA & MONTEIRO (1994), estima-se que o custo com intervenções referentes à recuperação das estruturas com patologias corresponda, nos países industrialmente desenvolvidos, a mais de 40% do total dos recursos da indústria da construção. Tendo em vista este elevado valor, técnicas de prevençãodevem ser usadas para se diminuir o acesso de agentes indutores da corrosão, como umidade e oxigênio, além dos íons Cl-. Caso não seja possível a prevenção, técnicas de reparo deverão ser aplicadas para o prolongamento da vida útil da estrutura.

2. O ingresso de íons cloreto em estruturas de concreto
2.1. Processo de corrosão
A corrosão das armaduras no interior do concretoocorre basicamente por mecanismos eletroquímicos. Neste estágio, são consideradas quatro condições básicas: existência de um eletrólito, diferença de potencial de eletrodo entre áreas anódicas e catódicas, umidade e presença de oxigênio. Na região anódica ocorrem as reações de perda de elétrons, enquanto na catódica se processam as reações de consumo de elétrons. A circulação de íons ocorre peloeletrólito, que no caso do concreto é a solução contida nos seus poros.
Na região anódica ocorrem as reações de oxidação do metal, que consiste na dissolução do átomo metálico ou na liberação de íons metálicos para o eletrólito e estabelecimento de um fluxo de elétrons através do eletrodo (metal) para a região catódica.
A reação que ocorre é a dissolução do ferro (oxidação) (ANDRADE,1992), conforme a equação abaixo:
Fe →Fe+2+2e– (1)

Na região catódica ocorrem as reações de redução dos íons presentes no eletrólito (GONZÁLEZ et al, 1993). Em outras palavras, os íons de ferro (Fe++), com carga elétrica positiva no ânodo, passam para a solução, enquanto os elétrons livres (e-), com carga elétrica negativa, passam pelo aço para o cátodo, onde são absorvidos pelos...
tracking img