Feminismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1539 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FEMINISMO

“Le Deuxième Sexe de Simone Beauvoir, um ensaio capital da nossa contemporaneidade.”
Helena Neves





Introdução

No âmbito da disciplina de Pensamento Contemporâneo elaborei uma pesquisa apoiada pelo artigo “Le Deuxième Sexe de Simone Beauvoir, um ensaiocapital da nossa contemporaneidade.”, por Helena Neves, procurei abordar a temática do feminismo a partir de um contexto sócio-histórico-cultural.
Embora ao longo da história diversas correntes filosóficas e religiosas tenham defendido a dignidade e os direitos da mulher em muitas e diferentes situações, o início do movimento feminista remonta mais propriamente à Revolução Francesa. A partir deentão, muitas mulheres saíram às ruas com o intuito de reivindicar os mesmos direitos assegurados pela constituição liberal dos seus países. Entre outras questões, lutavam para que as condições salariais de homens e mulheres fossem devidamente equiparadas. Em resposta a tais movimentações, deu-se a adopção de várias políticas de igualdade que visavam responder aos anseios estabelecidos naquele período.Instituições de defesa dos direitos das mulheres e outros órgãos de natureza governamental passaram a sensibilizar outras parcelas da sociedade. Através desta causa constatamos que a luta feminista passou a ser prestigiada pela aprovação de leis específicas. Assim, nas décadas de 1960 e 1970 o feminismo foi consolidado enquanto movimento político integrado.
A partir da década de 1980, o feminismopareceu perder a sua força. A causa deixou de ser uma meta a ser alcançada depois que os próprios representantes do Estado reconheceram a legitimidade de tais reivindicações. Contudo, esta faceta da história contemporânea ainda se desdobrou numa mudança de comportamento que rompeu com os paradigmas tradicionais da família e, até mesmo, do homem.
A vitória feminista ainda ecoa em transformaçõesainda visíveis no nosso quotidiano. Compreender um passo histórico na direcção da igualdade entre sexos permite-nos perceber as diversas conquistas e dificuldades vividas nos nossos dias.



Feminismo

O feminismo começou por surgir com uma reacção colectiva contra as descriminações no feminino e a opressão histórica para com as mulheres. A teoria feminista tem como meta compreender adesigualdade entre os sexos, e mantém o seu foco nas políticas relacionadas aos sexos, às relações de poder e à sexualidade. Envolve diversos movimentos, teorias e filosofias advogando pela igualdade para homens e mulheres e a campanha pelos direitos das mulheres e os seus interesses. Entre os temas explorados pela teoria feminista estão a discriminação, estereotipagem, a mulher como objecto(especialmente objecto sexual), opressão e o patriarcado.
De acordo com Maggie Humm e Rebecca Walker, a história do feminismo pode ser dividida em três fases: A primeira vaga nasce com a Revolução Francesa e prolonga-se sensivelmente até ao fim da Primeira Guerra Mundial. A exclusão das mulheres da cidadania assumia, ainda, uma forma particularmente expressiva na legislação sobre o casamento e afamília, de que o Código Napoleónico de 1804 foi um exemplo, em França. Submetidas à autoridade dos futuros maridos e dos pais, enquanto solteiras, quando se tornavam mulheres casadas eram remetidas ao estatuto semelhante ao dos escravos. O pensamento feminista da primeira vaga questiona, portanto, a contradição fundadora da modernidade, que se estabeleceu entre o universalismo dos direitos políticosindividuais e o universalismo da diferença sexual, uma vez que a exclusão das mulheres se baseava apenas e só na sua condição de nascimento, assim como a ideologia sobre a diferença dos sexos que foi necessário produzir para sustentar esta contradição e que recorria à natureza para legitimar a vontade dos homens. Ao longo do século XIX, a defesa dos direitos das mulheres irá assumir formas de...
tracking img