Processaodor celeron

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1002 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Celeron é a marca usada pela Intel em diferentes microprocessadores x86 de baixo custo.
Com o lançamento do Pentium II, a Intel abandonou a fabricação do Pentium MMX, passando a vender apenas processadores Pentium II que eram muito mais caros. O problema com esta estratégia foi que a Intel passou a perder terreno rapidamente no mercado de PCs de baixo custo, para osprocessadores K6 e 6x86 respectivamente da AMD e da Cyrix, que apesar de apresentarem um desempenho ligeiramente inferior, custavam menos da metade do preço de um Pentium II do mesmo clock.
A Intel resolveu lançar uma versão de baixo custo do Pentium II, batizada de Celeron, do Latin "Celerus" que significa velocidade.
A família Celeron complementa a linha de alta performance da empresa(atualmente a Core 2 Duo, anteriormente a linha Pentium). Esses processadores rodam muitos aplicativos de forma satisfatória, porém apresentam algumas limitações de performance quando rodam aplicativos mais pesados e exigentes (como jogos e demais aplicativos 3D) e diferem basicamente em três aspectos dos seus "irmãos maiores":
▪ Tamanho do cache L2
▪ Clock interno
▪ Clock do barramento externo[pic]
Um dos modelos de processador Intel Celeron
Essas diferenças fazem com que esses processadores sejam mais baratos que os outros processadores de maior poder de processamento, sendo assim, indicado para o mercado de usuários domésticos ou para usuários que não necessitem de um poder computacional muito elevado.
Outro ponto a favor do Celeron é seu coprocessador aritmético, que, sendoidêntico ao do Pentium II, é muito mais rápido que o do MMX ou do K6, o que lhe garante um bom desempenho em aplicações gráficas.

Principais Características:
• Desenvolvido para suprir a necessidade de equipamentos tipo computadores básicos onde alta potência no processamento de dados não são necessários
• Disponível nas velocidades de 266Mhz, 300Mhz, 300AMhz, 333Mhz
• Osprocessadores Intel Pentium II de 350Mhz , 400Mhz e 450Mhz requerem placas de CPU com barramento  Bus de 100Mhz. Os modelos de menor velocidade trabalham com placas de CPU com barramento de 66Mhz.
• Utiliza a tecnologia Dual Independent Bus (DIB) o que proporciona ótimo desempenho em seu funcionamento e o processamento de múltiplas transações simultâneas.
• A existência de dois barramentosindependentes - Arquitetura Dual Independente DIB - permite ao processador acessar dados através de qualquer um dos barramentos, simultaneamente e de forma paralela. Os processadores anteriores acessam apenas em modo sequencial devido a existência de barramento único. Desta forma verificamos um aumento de performance de até 3 vezes no desempenho do processador.
• Tecnologia MMX permitindo maiordesempenho para aplicativos de comunicações e mídia. Esta tecnologia facilita a visualização de imagens 3D, estando preparada para as aplicações que irão surgir no futuro com animação total, cores mais vivas, gráficos realistas, etc.
As características avançadas alcançadas pela tecnologia MMX são devidas a técnica SIMD (Single Instruction, Multiple Data) que emprega 57 novas instruções comoito registros MMX e quatro novos tipos de dados.
• Disponíveis na mesma arquitetura P6 que o Pentium II, com montagem tipo SEPP (Single Processor Package). Visualmente corresponde a processador Pentium II sem a embalagem plástica externa.
• Sua tecnologia permite a utilização de dois processadores trabalhando em conjunto. 
• Técnica de processamento Execução Dinâmica queproporciona aumento no desempenho do software.
• Não possui cache nível 2 (L2) de 512kB , possuindo cache nível 1 (L1) "Non-blockink" de 32kB (16k para dados / 16k para instruções) .
• Implementado com o equivalente a 7.5 milhões de transistores.

[pic]
Tabela comparativa processador intel.

Medida de Desempenho:
Classificação de velocidade medida através do índice iCOMP2.0...
tracking img