Culto afro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 137 (34035 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CANTOS DE EXU

 1

EXU IBARABO
 
2
EXU TIRIRI
 
3
EXU BARA
 
4
EXU BIDI BARA
 
5
EXU LEBARA VUDUN
 
6
EXU TIRIRI LONAN
 
7
EXU APAVENAN
 
8
EXUAJUOMAMAE
 
9
 EXU TIRIRI LONAN 
 
10
 EXU MARADO 
 
11
 LOUVAÇÃO A EXU
 
12
 EXUOQUEOQUEODARA
 
13
 EXU ANAN
 
14
 ORIKI EXU 
 
15
EXU E LEBARA
 
16
EXU CHOROGUE

Exu é um Orixá de múltiplos econtraditórios aspectos, o que torna difícil difini-lo de maneira coerente. Com caráter irascível, gosta de suscitar dissensões e disputas, de provocar acidentes e calamidades, públicos e privados. É astucioso, grosseiro, vaidoso, indecente, a tal ponto que os primeiros missionários, assustados com estas características, assimilaram-no ao diabo, dele fazendo o símbolo de tudo o que é maldade, perversidade,abjeção, ódio, em oposição à bondade, à pureza, à elevação e ao amor de Deus.
Entretanto, ele possui o seu lado bom e seu Exu é tratado com consideração reage favoravelmente, mostrando-se serviçal e prestativo. Se, pelo contrário, as pessoas se esquecem de lhe oferecer sacrifícios e oferendas, podem esperar todas as catástrofes. Exu revela-se, talvez, desta maneira, o mais humanos dos Orixás, nemcompletamente meu, nem completamente com.
Ele tem suas qualidades além de seus defeitos, pois é dinâmico e jovial, constituindo-se, assim, em Orixá protetor, havendo mesmo pessoas que usam, orgulhosamente, na África, nomes tais como Exubiyi ("concebido por Exú") ou Exutosin ("Exu merece ser adorado").
Como personagem histórico, Exu teria sido um dos companheiros de Odudúa quando da sua chegada aIfé, e chamava-se Exu Obassin. Tornou-se, mais tarde, um dos assistentes de Orunmilá que preside a adivinhação pelo sistema de Ifá.
Segundo Epegá, Exu tornou-se rei de Ketu sob o nome de Exu Alaketu. É Exu que supervisiona as atividades do mercado do rei em cada cidade: o de Oyo é chamado Exu Akessan. No Brasil, dentre as variadas denominações recebidas por Exu, figuram estes dois últimos nomes.Ele é o guardião dos templos, das casas, das cidades e das pessoas.
Serve como intermediário entre o Outro-Mundo e o mundo dos vivos, exercendo também as funções de mensageiros entre os homens e os deuses. É por este motivo que nada pode ser feito sem ele, e para Exu, antes que para qualquer outro Orixá, é que devem ser levadas as primeiras oferendas.
No Brasil, Exu foi sincretizado com oDiabo. Não inspira, porém, grande terror pois sabe-se que quando tratado convenientemente, ele trabalha para o be, quer dizer, pode ser enviado para fazer o mal às pessoas más ou àquelas que nos prejudicam ou, ainda, aquelas que nos causam ressentimentos.
Chamam-no, familiarmente, o Compadre ou o Homem das Encruzilhadas, pois é nestes lugares que se depositam, de preferência, as oferendas que lhe sãodestinadas.
Poucas pessoas lhe são abertamente consagradas em razão deste suposto sincretismo com o Diabo. A tendência, logo que ele se manifesta, é de acalmá-lo, de fixá-lo, oferecendo lhe sacrifícios e procedendo a iniciação da pessoa interessada em proveito de seu irmão Ogun, com o qual Exu divide um caráter violento e arrebatado. O local consagrado a Exu é geralmente ar livre, ou no interiorde uma pequena choupana isolada ou, ainda, atrás da porta da casa. É simbolizado por um tridente de ferro, plantado sobre um montículo de terra e, algumas vezes, por estatueta, igualmente de ferro, representando o Diabo brandindo o tridente.
A segunda-feira é o dia da semana que lhe é consagrado. As pessoas que procuram a sua proteção usam colares preto e branco. As oferendas são constituídas porbodes e galos, pretos de preferência, e por pratos de comidas feitos no azeite de dendê. Não se deve jamais lhe oferecer um certo tipo de azeite, o Adí, extraído dos caroços e não da polpa do dendê.
Este Adí tem a fama de ser portador de violência e de cólera. Um excelente meio de se vingar vantajosamente de um inimigo, consistiria, diz-se, em derramar sobre a estátua de Exu o Adí, de...
tracking img