Felicidade segundo leonardo boff

Páginas: 2 (394 palavras) Publicado: 8 de maio de 2012
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Departamento de Psicologia

Felicidade segundo Leonardo Boff
Leonardo Boff defende que a felicidade é um bem ansiado por todos, que não pode sercomprada. No entanto o mercado da autoajuda conquista várias pessoas com a ideia de que existe uma receita para chegar a felicidade. E contraditoriamente a maioria das pessoas intui que não podemencontra-la na ciência pura ou em algum centro tecnológico.
Boff afirma também que a felicidade é o resultado de relações pessoais com o universo, com a sociedade e com Deus. Partindo disso a felicidade alongo prazo só se sustenta com a espiritualidade.
Já para Rubem Alves a “ felicidade é um dom que deve ser simplesmente gozado ela se basta. Mas ela não cria. Não produz pérolas. São os que sofrem queproduzem a beleza, para parar de sofrer.” Ele demonstrou isso em: Ostra feliz não produz pérola , aqueles que estão em condição de conforto não tem motivação para ir além, para superar. Ao contráriodaqueles que por algum motivo necessitam triblar o desprazer, esse sim produzem incríveis melodias. Ou seja, através do sofrimento que temos força para encontrar um caminho para nos diferenciar.
Aocontrario de Boff e Alves o texto publicitário apresentado traz a ideia capitalista de que a felicidade é um produto, algo conquistado através da aquisição de um bem material.
Boff e Alvescompartilham a ideia de que a felicidade é algo sentido e não adquirido. Para Boff a felicidade vem da relação entre os indivíduos e o meio, da espiritualidade e do equilíbrio entre desejo e realidade quegozaremos desse sentimento. Já Rubem Alves defende que a felicidade pode ser sentida por todos, mas é a dor que nos faz produzir, que instiga a criatividade e o belo.
Entendo a felicidade com a misturadas ideias abordadas nos três textos: resultado da interação com a sociedade, da superação das dificuldades. E também através do poder de compra. Apesar de toda critica existente a respeito dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Leonardo boff
  • Leonardo Boff
  • Leonardo Boff
  • Leonardo Boff
  • Leonardo boff
  • leonardo boff
  • Leonardo Boff
  • Leonardo boff

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!