Federick taylor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1336 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Frederick Winslow Taylor nasceu em Filadélfia, nos Estados Unidos, a 20 de Março de 1856 e faleceu no mesmo lugar em 21 de Março de 1915. Foi um engenheiro mecânico que começou como técnico de mecânica e trabalhou como operário até estudar à noite e se formar em Engenharia Mecânica.
Descende de uma família muito abastada, de Samuel Taylor (família Quaker de Germantown). O seu pai, Franklin Taylorera um advogado formado em Princeton que amealhou muito dinheiro através de hipotecas. Já sua mãe, Annette Emily Taylor, era colega de trabalho de Lucretia Mott e grande abolicionista.
Taylor estudou durante dois anos em França e Alemanha. Após este período viajou pela Europa durante 18 meses. No ano de 1872, entrou na Phillips Exeter Academy, em Exeter, New Hampshire. Depois de formado foi paraa Harvard Law School, mas, devido a problemas de visão, teve que seguir uma carreira independente, tornando-se um aprendiz industrial.
Foi após 1873, quando trabalhava com fabricação de bombas no Enterprise Hydraulic Works em Filadélfia, que ganhou experiência em procedimentos de fábrica. A sua carreira foi bem sucedida e em 1878 começou a trabalhar numa loja de máquinas, a Midvale Steel Works.Foram promovidas várias vezes, o que lhe permitiu subir de cargo: foi chefe de equipa, depois supervisor, director de pesquisa, e chegou ao topo da carreira como engenheiro-chefe.
Taylor conseguiu o seu diploma de Engenharia Mecânica, em 1883, através de estudos por correspondência no Instituto de Tecnologia Stevens. Logo no ano seguinte, a três de Maio de 1884, Frederick W. Taylor casou-se comLouise M. Spooner.
Depois de se casar, entre os anos de 1890 a 1893, Frederick W. Taylor trabalhou como director geral e engenheiro consultor em Filadélfia, na empresa Investment Manufacturing Company especializada em grandes fábricas de papel no Wisconsin e Maine.
A maior parte destes anos ficou na fábrica do Maine como gerente e no ano de 1893 abriu a sua própria empresa de consultoria, também emFiladélfia. O slogan do seu cartão-de-visita era: "Especialista em sistematizar gestão de fábricas e custos de fabricação".
Em 1988, Taylor foi para a Bethlehem Steel. Foi aqui que, juntamente com uma equipe de assistentes e Maunsel White, desenvolveu o aço de alta velocidade. Esta criação rendeu uma medalha de ouro individual no ano de 1900, na Exposição de Paris. No mesmo ano, foi tambémhomenageado com a medalha Elliot Cresson, na Filadélfia, pelo Instituto Franklin. Durante os seus tempos de gestor reduziu o número de empregados de 500 para 141, devido ao corte de custos por tonelada de aço.
Infelizmente, Frederick W. Taylor teve alguns problemas com os administradores da Bethlehem Steel e saiu da empresa em 1901. Ainda nesse ano, adaptou três órfãos chamados Elizabeth, Robert e Kempton,com o consenso da sua esposa Louise.
No ano de 1906, a 19 de Outubro, Taylor ganhou o grau de honra de Doutor Honoris Causa em Ciências, na Universidade da Pensilvânia. Foi professor no Darmouth College, na Tuck School of Business, mas infelizmente apanhou uma pneumonia em 1915. Frederick W. Taylor faleceu a 21 de Março de 1915, um dia depois de completar 59 anos e foi enterrado na Pensilvânia,em Bala Cynwyd, West Laurel Hill Cemetery.
Antes de falecer, em 1911, Frederick escreveu um livro chamado "Princípios da Administração Científica".
Taylor é considerado o "Pai da Administração Científica" devido às suas idéias e teorias sobre a utilização de métodos científicos na administração das empresas.
Idéias de Frederick W. Taylor
Frederick W. Taylor possuía uma grande orientação cartesianano que concerne à administração de indústrias, o que simultaneamente ajudou, mas também geraram várias insatisfações, demissões e discussões entre sindicalistas.
Entre os principais princípios de Taylor estavam:
* Cada funcionário deve executar tarefas de acordo com as suas aptidões para aumentar a produtividade e o lucro da empresa. Ao mesmo tempo o funcionário vai sentir-se mais realizado....
tracking img