Federalismo projeto de pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3048 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
“Nós, o Povo dos Estados Unidos, a fim de formar uma União mais perfeita, estabelecer a Justiça, assegurar a tranqüilidade interna, prover a defesa comum, promover o bem-estar geral, e garantir para nós e para os nossos descendentes os benefícios da Liberdade, promulgamos e estabelecemos esta Constituição para os Estados Unidos da América.”




Resumo







Têm-se comoobjetivo, quando da realização deste trabalho trazer em um linguagem simples e de fácil compreensão todo o aparato que envolve a institucionalização do modelo federalista como forma de organização do Estado no mundo moderno.

Para tanto se busca dar primeiramente todo o plano de fundo a respeito dos conceitos administrativos, políticos e jurídicos sobre do que se trata o Estado federal. Alémde tentar, da forma menos controversa possível, apontar suas características e elementos básicos e suas origens históricas.

Daí então se aprofunda o estudo no modelo que é objeto principal de pesquisa deste trabalho: o modelo federalista norte-americano. Nesse sentido tenta-se trazer o aspecto pioneirista da instituição do estado federal nesta região de modo a tratar especificamente dasinovações trazidas e que iriam influenciar boa parte do mundo nos anos seguintes.

Por fim, busca-se traçar um comparativo sobre as semelhanças e diferenças, sobretudo na maneira com a qual o federalismo num contexto político histórico de instaurou nas sociedades brasileira e americana.

























Sumário:INTRODUÇÃO:................................................................................. 7

1. Introdução ao estudo do Federalismo.......................................... 8

1.1. Conceito............................................................................... 8

1.2. Elementos.......................................................................... 10

2. Federalismonorte-americano..................................................... 12

3. Semelhanças e diferenças entre o federalismo norte-americano e federalismo brasileiro.................................................................... 16

Conclusão.......................................................................................... 19BIBLIOGRAFIA.............................................................................. 20























































INTRODUÇÃO







Nos dias atuais podemos observar como consagrada e com grande representatividade em boa parte das sociedades do planeta, o modelo federalista de organização do Estado. Contudo, longo foi o processo para que se chegasse a uma formula ou naverdade dezenas delas após o passar dos anos, de instalação e efetiva vigência deste regime. Embrionário do antecessor conceito de confederação, a federação evoluiu em nossa historia como solução a uma demanda cada vez mais forte nos idos dos séculos XVIII a XX, qual seja, a de afastar de forma eficaz a presença de regimes absolutistas ou mesmos arbitrários de poder, com caráter centralizador e queimpedia, no seio das sociedades o exercício da autonomia regional ou periférica.

De toda a sorte foi no favorável ambiente das treze colônias americanas que o debate para instalação deste aconteceu e de forma natural e inovadora o mesmo pôde nascer em sua plenitude pela primeira vez no contexto das sociedades modernas. Tamanho foi o seu sucesso e adequação ao fins que se destinava que nãotardou a influenciar, juntamente com outros pensamentos efervescentes à época, diversas outras sociedades.

No Brasil, a instalação do federalismo aconteceu com pontuais diferenças em relação ao modelo norte-americano. Sobretudo no que diz respeito ao contexto geográfico do Estado e das forças políticas que o dominavam..









1. Introdução ao estudo do Federalismo...
tracking img