Febre maculosa

Páginas: 4 (952 palavras) Publicado: 18 de março de 2013
Amplia-se a cada dia na população a preocupação com a crescente incidência de Febre Maculosa, doença que se não tratada corretamente, pode levar o paciente a óbito.
Também conhecida como febre dasMontanhas Rochosas, febre do carrapato, febre negra ou doença azul, a febre Maculosa é causada pela bactéria Rickettsia rickettsii, transmitida ao homem, basicamente, pelo carrapato-estrela oucarrapato-de-cavalo (espécie Amblyomma cajennense) infectado por essa bactéria, que vive em roedores como capivara, gambás, coelhos, cavalo, gado, cão, etc. que funcionam como hospedeiros da doença. Ao sealimentar do sangue desses animais, o carrapato adquire a riquétsia e a transmite os seus filhotes e, o homem, ao ser picado por um desses carrapatos adquirir a doença.
Por se tratar de enfermidadeantiga, embora pouco conhecida, deve-se tomar algumas precauções, principalmente para as pessoas que vivem no campo ou eventualmente visitam essas áreas.

DIAGNÓSTICO

Somente por meio do testesorológico é possível detectar a doença que se manifesta no homem depois de um período de incubação de dois a 14 dias. Logo que a enfermidade se manifesta, a pessoa sente forte mal-estar, acompanhado degripe violenta com uma febre repentina de 39 a 40 graus. Abatida, a pessoa fica prostrada por causa do componente tóxico-infeccioso que se encontra em seu organismo.






CUIDADOSPara que a rickettsia se reative e possa ocorrer a infecção no homem, há necessidade que o carrapato fique aderido por algumas horas (de 4 a 6 h.). Pode também ocorrer contaminaçãoatravés de lesões na pele, pelo esmagamento do carrapato. Por esse motivo é importante que as pessoas tomem alguns cuidados quando estiverem no meio rural. É comum ver pessoas entrarem no mato de bermudae tênis, correndo riscos, inclusive de serem picadas por carrapatos. As pessoas devem se vestir adequadamente quando forem a esses lugares. A calça e a camisa devem ser compridas e claras, para que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • FEBRE MACULOSA
  • Febre Maculosa
  • FEBRE MACULOSA
  • Febre maculosa
  • Febre Maculosa
  • FEBRE MACULOSA
  • Febre maculosa
  • Febre maculosa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!