Brasileiro fala errado?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 36 (8888 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO


1 INTRODUÇÃO 9
2 COMO ENTENDER SE BRASILEIRo FALA “ERRADO”? 10
2.1 Breve história da língua 10
3 CONCEITOS SOBRE LINGUAGEM 13
4 A LÍNGUA PORTUGUESA BRASILEIRA 15
5 DIFERENÇAS ENTRE A LÍNGUA PORTUGUESA DO BRASIL E A DE PORTUGAL 17
6 PORQUE HÁ VARIAÇÕES NA LÍNGUA PORTUGUESA BRASILEIRA? 207 ONDE O PRECONCEITO LINGUÍSTICO ENTRA NESSA HISTÓRIA? 25
7.1 De onde vem o preconceito linguístico?. 26
7.2 O que fazer para evitar o preconceito linguístico dentro e fora da escola ? 29
8 O QUE OS PCNS DIZEM SOBRE A MANEIRA DE FALAR DOS BRASILEIROS? 33
9 AÇÕES DA ESCOLA PARA QUE O ALUNO TENHA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E LIVRE DE PRECONCEITO. 35
10 CONSIDERAÇÕES FINAIS38
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 39










1 INTRODUÇÃO



O estudo do tema proposto é importante para que as pessoas entendam qual o verdadeiro significado de língua, linguagem, variação linguística e preconceito linguístico, porque eles existem e a sua função e como cada um, como cada um age na vida das pessoas que vivem em comunidade. Os brasileiros falam o portuguêsdiversificado em sua, classe social, formação e cultural e isso deve ser levado em conta na hora da crítica preconceituosa. Esse estudo se faz necessário, tendo em vista que muitas pessoas não conhecem a verdadeira definição de cada uma, por isso acham-se no direito de dizer que brasileiro fala errado. Contribui para tirar da mente das pessoas o preconceito de língua certa ou errada, pois uma pessoa comcultura não é aquela, que emprega as regras de gramática corretamente, mas aquela que sabe de tudo um pouco. E principalmente mostrar que a língua não é uniforme e como todo ser humano, está sujeita a transformações no tempo e espaço. E deixar claro que as pessoas falantes de variantes linguísticas não falam errado, pois as variantes fazem parte de sua cultura. Todo esse preconceito contra alinguagem é totalmente equivocado, pois diante das fontes que foram pesquisadas, não existe língua certa ou errada. A língua é a identidade de um povo, pois as fontes pesquisadas mostram que os brasileiros não falam errado, a língua portuguesa brasileira, é típica de quem nasce no Brasil, por isso não deve ser considerada, mais certa ou mais errada que de outros países. Os brasileiros não sãoimitadores de idiomas, são autênticos e preservam sua identidade e cultura.










2 COMO ENTENDER SE BRASILEIRO FALA "ERRADO "?


2.1 Breve história da língua

Quando a espécie humana surgiu, viu-se a necessidade de estabelecer comunicação entre si. Teve que unir forças para vencer as dificuldades geradas no meio ambiente. E desenvolveu todos os atributos necessários parasua sobrevivência ex: habilidades, conhecimentos, experiências e organizou-se socialmente. Nesse processo de desenvolvimento, criou inúmeros símbolos e signos para estabelecer uma comunicação, pois em uma sociedade a língua é o veículo do conhecimento da humanidade ela é utilizada para as pessoas se comunicarem, serem compreendidos por meio de palavras, mas para isso precisavam ter o domínio dessalíngua. Uma língua nada mais é, do que o idioma de um país, estado comunidade ou comunidade etc.
Para Robins (1997 apud SANTOS, 2008):
A língua de um povo é o espírito, e o espírito é sua língua. Ao longo da vida as línguas modificam-se, cruzam-se, complementam-se acompanhando a organização social do ser humano suas transformações e movimentos.


A história nosmostra, que a língua brasileira teve sua origem da língua portuguesa, que por sua vez surgiu do latim, pertencente a língua indo - europeia. A língua latina era falada por um povo de cultura rústica que habitava a Península Itálica, mas com o tempo a língua latina foi de grande importância no contexto histórico da civilização ocidental. Em contato com outros povos, os romanos trocavam conhecimentos,...
tracking img