O comportamento do governo lula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1314 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Comportamento Governo Lula
Comportamento da economia desde o início do governo LULA até os dias de hoje.
     
O Governo Lula caracterizou-se pela baixa inflação, taxa de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) em quatro anos (2003/2006) de 2,6 % em média, redução do desemprego e constantes recordes da balança comercial.
      A atual gestão promoveu o incentivo às exportações, àdiversificação dos investimentos feitos pelo BNDES   (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), estimulou o micro-crédito e ampliou os investimentos na agricultura familiar através do PRONAF (Programa Nacional da Agricultura Familiar).
      São exemplos da recuperação econômica do país sob a gestão do presidente Lula o recorde na produção da indústria automobilística, em 2005 e o maiorcrescimento real do salário mínimo, resultando na recuperação do poder de compra do brasileiro.
      O salário mínimo passou, em cinco anos, de 200 para 415 reais, enquanto a renda média do trabalhador brasileiro, ao longo de todo o primeiro mandato de Lula e no início do segundo, não havia recuperado o valor de dezembro de 2002, o nível de desemprego registra a maior queda em 13 anos, chegandoao índice de 9,9% em fevereiro de 2007.
      Durante esta gestão a liquidação do pagamento das dívidas com o FMI (Fundo Monetário Internacional) foram antecipadas, fato criticado por economistas por se tratar de dívida com juros baixos, mas que resultaram em melhor prestígio internacional e maior atenção do mercado financeiro para investir no Brasil.
      Críticos apontam também, que acondução da política de juros - os maiores do mundo - pelo governo é conservadora. Analistas financeiros apontam que a taxa de juros SELIC (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia) saiu de 25 % ao ano em 2003 para 11,25 % ao ano em 2008. O que deslocou muitos investimentos em títulos da dívida pública para o setor produtivo, fazendo com que o Índice BOVESPA (Bolsa de valores de São Paulo) saltasse de40.000 pontos no início de seu Mandato.O momento inédito que o Brasil vive hoje é fruto desse período de mudanças cuja marca maior é a dos avanços sociais jamais experimentados – e que terão concluído uma primeira etapa importante ao final de 2014, com a meta de erradicar a pobreza extrema. Apesar de superarmos alguns obstáculos e criarmos oportunidades de país desenvolvido, seguimos com velhosdesafios a amarrar nosso desenvolvimento. De modo que o país está, por assim dizer, no “meio do caminho” entre seu passado de atrasos e seu futuro desenvolvido: se, de um lado, colhe frutos das políticas públicas inauguradas a partir do governo Lula e projeta as medidas capazes de dar continuidade a esse processo de mudança no governo da presidenta Dilma Rousseff, de outro lado, ainda convive comuma série de obstáculos, historicamente enraizados.
Finalmente, é preciso seguir essa trajetória sem perder de vista os objetivos, traçados desde o governo Lula, de manter elevadas a geração de empregos e a distribuição de renda. Dar continuidade a essa orientação na condução de nossa política econômica, construindo um Estado com capacidade de atuar na economia para atender os objetivos decrescer, gerar e distribuir renda, é o caminho desenvolvimentista que o PT e o governo Dilma Rousseff trilham neste momento.

Inflação
Inflação no governo Lula foi de 56% .Em oito anos de governo Lula, a inflação chegou a 56% na taxa acumulada deixando a população trabalhadora ainda mais pobre
Nos oito anos de governo Lula a propaganda em torno da estabilidade econômica, da imunidade da economiabrasileira diante da crise capitalista mundial. A inflação de 2010 divulgada recentemente de 5,91% fechou um ciclo que apresentou uma média de 7% de inflação em todos os oito anos que Lula foi presidente. O principal fator que elevou a inflação foi, os alimentos, que tiveram aumentos constantes mês a mês fazendo com que o salário do trabalhador fosse ficando cada vez mais desvalorizado.
A...
tracking img