Febre amarela

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2816 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Febre Amarela (doença tropical grave)
A febre amarela[->0] é uma infecção grave que tem lugar nas zonas tropicais da América e da África. O nome advém do amarelecimento da pele[->1] que é uma característica da doença. Tem sido uma epidemia da espécie humana através dos tempos e causou milhões de mortes.Ela é provocada por um vírus, que é transmitido ao homem pela fêmea do mosquito “AedesAegypti”.
No início dos anos 60 uma epidemia na Etiópia afectou cerca de 100.000 pessoas e causou 30.000 mortes. No Brasil[->2] em 1971 foram infectadas 21.000 pessoas. A primeira tentativa de cortar o Canal do Panamá foi banida, após terem morrido milhares de pessoas de febre[->3] amarela.
A taxa de mortalidade para as pessoas que contraem a febre amarela varia de 5 a 40% dependendo da gravidade dosurto. Aqueles que recuperam ficam imunes para o resto da vida. Não existe tratamento específico, mas a vacinação protege pelo menos por 10 anos.
Causas da febre amarela:
A febre amarela é provocada por um vírus chamado flavivírus. Transmite-se pela picada de um mosquito conhecido como aedes Aegypti (Ver foto abaixo). Primeiramente, o mosquito é infectado ao picar um animal ou humano que sejaportador do vírus.
Posteriormente, pode transmiti-lo ao picar quaisquer outros animais ou humanos. Uma vez que o mosquito esteja infectado, este permanece uma fonte de perigo ao longo da sua vida. Pensa-se que o vírus esteja propagado entre os macacos que vivem no cimo das árvores na floresta nalgumas partes de África e da América.
Ocasionalmente, um mosquito infectado transmite a doença a alguém nafloresta (p. ex. um trabalhador da silvicultura) que consequentemente pode agir como uma fonte de infecção quando regressa ao seu meio .
Sinais e sintomas da febre amarela:
Um caso moderado de febre amarela pode ser debelado em cerca de 3 dias. A febre amarela é, mais frequentemente, uma enfermidade grave. Os sintomas caracterizam-se por febre alta, pulsação fraca, dor de cabeça forte, doresgeneralizadas, sangramento do nariz e gengivas, náuseas e vómitos.
Em muitos casos, o fígado sofre lesão grave e pára de funcionar correctamente. Normalmente, o fígado ajuda a remover do organismo uma substância natural de pigmentação chamada de bilirrubina. Quando o fígado é lesado, a bilirrubina concentra-se e provoca um amarelecimento da pele que é conhecido por icterícia.
Os rins também podemser afectados, podendo ocorrer falha renal. Normalmente, a temperatura da pessoa desce para valores normais pelo terceiro dia da doença, mas depois volta a subir. O sangramento no intestino, por vezes, causa vómitos de sangue e fezes escuras (sangue nas excreções do intestino). Pode haver sangramento abundante do intestino e do útero são sinais graves e, por norma, são seguidos de agitação, delírio,coma e morte.
Diagnóstico – Como se Diagnostica:
O diagnóstico normalmente é realizado por um médico e será baseado no seguinte:
existência dos sintomas comuns
historial de viagens
análise de uma amostra de sangue para identificar a presença do vírus nos primeiros três dias da doença
Prevenção da febre amarela – Cuidados a ter:
A vacinação está disponível e é altamente eficaz na prevençãoda febre amarela.
Riscos e Complicações:
As paragens do fígado e dos rins são as complicações mais comuns da doença.
Tratamento da febre amarela
Não está disponível nenhum tratamento específico para a febre amarela. A prevenção pela vacinação é a melhor opção.
Vacina da Febre Amarela
Antes de Usar
Informe o seu médico, enfermeiro e farmacêutico se:
- é alérgico a algum medicamento, seprescrito ou não;
- estiver grávida ou se planeia engravidar enquanto tiver a usar este medicamento;
- amamentação[->4];
- estiver a tomar qualquer outra receita ou não, ou se foi tratado com raios-x ou drogas que podem reduzir a protecção do organismo contra infecções, tais como em transplantes de órgãos (por exemplo, o ciclosporina[->5]), o cancro[->6].
- corticosteroides; drogas ou...
tracking img