Coooperativismo

4275 palavras 18 páginas
INSTITUTO SUPERIOR DO LITORAL DO PARNÁ

COOPERATIVAS
DIREITO TRABALHISTA Prof.: Aparecido

Trabalho elaborado pelos acadêmicos: Beatriz Barbosa; Bruna Martins dos Santos; Diogo Severino; Gilson Ceccatto; Jean Carlo da Mota; Priscila Pinheiro; Renata Chimanski.

Cooperativas
O que é? Sociedade de pessoas com forma e natureza jurídica próprias, de natureza civil, não sujeita a falência, constituída para prestar serviços a seus associados (número mínimo de 20 pessoas físicas). É uma empresa com dupla natureza, que contempla o lado econômico e o social de seus associados. O cooperado é ao mesmo tempo dono e usuário da cooperativa: enquanto dono ele vai administrar a empresa e enquanto usuário ele vai utilizar os serviços.

Empresa Cooperativa
É uma sociedade de pessoas Objetivo principal é a prestação de serviços Número ilimitado de associados Controle democrático - um homem, um voto cada. Assembleia: “Quórum” baseado no número de associados. Não é permitida a transferência das quotas partes a terceiros, estranhos à sociedade. Retorno proporcional ao valor das operações.

Empresa Não Cooperativa
É uma sociedade de capital. Objetivo principal: lucro. Número limitado de acionistas. Ação, um voto. Assembleia: “Quórum” baseado no capital.

Transferências das ações a terceiros.

Dividendo proporcional ao valor das ações.

Princípios do cooperativismo.
Em 1844, por ocasião da constituição da 1ª cooperativa formal em Rochdale, na Inglaterra, os 28 pioneiros estabeleceram alguns princípios que são observados até hoje. Em 1995, por ocasião do Congresso da Aliança Cooperativa Internacional - ACI em Manchester, Inglaterra, a redação dos Princípios dos Pioneiros de Rochdale ficou assim estabelecida: 1. Da livre e aberta adesão dos sócios As cooperativas são organizações voluntárias, abertas a todas as pessoas interessadas em utilizar seus serviços e dispostas a aceitar as responsabilidades da sociedade, sem discriminação social, racial, política, religiosa e

Relacionados