Coooperativismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4275 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO SUPERIOR DO LITORAL DO PARNÁ

COOPERATIVAS
DIREITO TRABALHISTA Prof.: Aparecido

Trabalho elaborado pelos acadêmicos: Beatriz Barbosa; Bruna Martins dos Santos; Diogo Severino; Gilson Ceccatto; Jean Carlo da Mota; Priscila Pinheiro; Renata Chimanski.

Cooperativas
O que é? Sociedade de pessoas com forma e natureza jurídica próprias, de natureza civil, não sujeita a falência,constituída para prestar serviços a seus associados (número mínimo de 20 pessoas físicas). É uma empresa com dupla natureza, que contempla o lado econômico e o social de seus associados. O cooperado é ao mesmo tempo dono e usuário da cooperativa: enquanto dono ele vai administrar a empresa e enquanto usuário ele vai utilizar os serviços.

Empresa Cooperativa
É uma sociedade de pessoas Objetivoprincipal é a prestação de serviços Número ilimitado de associados Controle democrático - um homem, um voto cada. Assembleia: “Quórum” baseado no número de associados. Não é permitida a transferência das quotas partes a terceiros, estranhos à sociedade. Retorno proporcional ao valor das operações.

Empresa Não Cooperativa
É uma sociedade de capital. Objetivo principal: lucro. Número limitado deacionistas. Ação, um voto. Assembleia: “Quórum” baseado no capital.

Transferências das ações a terceiros.

Dividendo proporcional ao valor das ações.

Princípios do cooperativismo.
Em 1844, por ocasião da constituição da 1ª cooperativa formal em Rochdale, na Inglaterra, os 28 pioneiros estabeleceram alguns princípios que são observados até hoje. Em 1995, por ocasião do Congresso da AliançaCooperativa Internacional - ACI em Manchester, Inglaterra, a redação dos Princípios dos Pioneiros de Rochdale ficou assim estabelecida: 1. Da livre e aberta adesão dos sócios As cooperativas são organizações voluntárias, abertas a todas as pessoas interessadas em utilizar seus serviços e dispostas a aceitar as responsabilidades da sociedade, sem discriminação social, racial, política, religiosa esexual (de gênero). 2. Gestão e controle democrático dos sócios As cooperativas são organizações democráticas controladas por seus associados, que participam ativamente na fixação de suas políticas e nas tomadas de decisões. Homens e mulheres, quando assumem como representantes eleitos, respondem pela associação. Nas cooperativas de primeiro grau, os sócios têm direitos iguais de voto (um sócio,um voto). Cooperativas de outros graus são também organizadas de forma democrática. 3. Participação econômica do sócio Os associados contribuem equitativamente e controlam democraticamente o capital de sua cooperativa. Ao menos parte desse capital é, geralmente, de propriedade comum da cooperativa.

Os associados geralmente recebem benefícios limitados pelo capital subscrito, quando houver, comocondição de associação. Os sócios destinam as sobras para algumas das seguintes finalidades: desenvolver sua cooperativa, possibilitando a formação de reservas, onde ao menos parte das quais sejam indivisíveis; beneficiar os associados na proporção de suas transações com a cooperativa; e sustentar outras atividades aprovadas pela sociedade (associação). 4. Autonomia e independência Ascooperativas são autônomas, organizações de autoajuda, controladas por seus membros. Nas relações com outras organizações, inclusive governos, ou quando obtêm capital de fontes externas, o fazem de modo que garantam o controle democrático pelos seus associados e mantenham a autonomia da cooperativa. 5. Educação, treinamento e informação. As cooperativas fornecem educação e treinamento a seus sócios, aosrepresentantes eleitos, aos administradores e empregados, para que eles possam contribuir efetivamente ao desenvolvimento de sua cooperativa. Eles informam ao público em geral - particularmente aos jovens e líderes de opinião - sobre a natureza e os benefícios da cooperação. 6. Cooperação entre as cooperativas As cooperativas servem seus associados mais efetivamente e fortalecem o movimento...
tracking img