Equipes de alta performance e o papel do líder como construtor de resultados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5409 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Comentário: O cenário profissional atual é extremamente competitivo gerando a necessidade da formação de equipes de alta performance. O líder e a equipe são essenciais para aumentar a produtividade, todos precisam ser comprometidos com as metas, ter um relacionamento sinérgico e aplicar conjuntamente suas competências. Cada indivíduo contribui com sua habilidade para alcançar um objetivo comum esão mutuamente responsáveis pelos resultados.
O trabalho em equipe possibilita o alcance de melhores resultados, ideias podem ser compartilhadas e desenvolvidas, há uma colaboração e cooperação de todos. Uma equipe eficiente consegue tomar decisões mais corretas, agir mais rapidamente e resolver problemas de forma mais criativa do que qualquer grupo de pessoas talentosas que trabalhamindependentemente, pois possuem diversas competências que se somam na tomada de decisões, proporcionando maior flexibilidade, possuem disposição para reagir a mudanças e assumir riscos, pois compartilham a responsabilidade, gerando sinergia e cooperação. A delegação de tarefas é mais eficiente e o ambiente mais estimulante e motivador para todos os membros da equipe.
O trabalho em equipedemanda tempo principalmente para construir relacionamentos entre seus integrantes e gerar confiança uns nos outros e se tornar mais forte, há de se fazer sacrifícios, ter compromisso, desenvolvimento pessoal e abnegação, fazendo com que seus integrantes deixem de pensar em si mesmos e passem a pensar no crescimento da equipe.
Em equipes de alto desempenho, os membros definem as metas, tomamdecisões, comunicam-se, administram os conflitos e solucionam problemas em uma atmosfera de incentivo e confiança para atingir seus próprios objetivos. Os membros desta equipe estão cientes de suas próprias forças e fraquezas e tem a capacidade de mudar quando necessário para melhorar o desempenho do grupo. Atingem seus objetivos de maneira eficaz e ágil. Uma equipe de alta performance superatodas as dificuldades ambientais
Para que as equipes desenvolvam a competência do trabalho é preciso três fatores:
a) Conhecimentos que favorecem a expressão da competência: administração de conflitos, comunicação, confiança, cultura organizacional, feedback, gestão do conhecimento, personalidade, tipos psicológicos, comportamento humano, poder, trabalho em equipe;
b) Habilidades quefavorecem a expressão da competência: capacidade de conviver com as diferenças, capacidades de identificar os comportamentos do grupo, escutar e perceber o implícito;
c) Atitudes que favorecem a expressão da competência: autoconfiança, cooperação, conciliação, cortesia, dinamismo, disponibilidade, disciplina, empatia, entusiasmo, ética, flexibilidade, humildade, iniciativa, justiça, objetividade,persistência, proatividade, resiliência, respeito, responsabilidade, segurança, sensibilidade, transparência e tolerância.
Os membros da equipe precisam entender os conflitos e solucioná-los, bem como saber comunicarem-se uns com os outros, estabelecendo elos de confiança, conhecendo os valores e princípios da organização, dar e receber feedback, gerir os conhecimentos e utilizá-los da melhorforma possível. Seus integrantes precisam compreender que seu comportamento e personalidade influenciam nas relações, sendo necessário cada indivíduo se auto-administrar e saber trabalhar em equipe.
As equipes de alto desempenho são reconhecidas por sete características: propósito, empoderamento, relacionamentos e comunicação, flexibilidade, ótimo desempenho, reconhecimento e apreço emoral.
O empoderamento diz respeito à liberdade que é dada a equipe para decidir sobre as suas ações, desde metas até decisões mais complexas, investindo-a de autoridade e autogestão.
Essa equipe de alta perfomance necessita de um líder compatível com essa competência. Tal líder precisa ter as seguintes características: habilidade de influenciar, comunicação, integridade, confiança,...
tracking img