Febre amarela

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (521 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DESCRIÇAO DA DOENÇA

A febre amarela é uma doença infecciosa aguda, de curta duração (no máximo 10 dias), gravidade variável, causada pelo vírus da febre amarela, que ocorre na América do Sul e naÁfrica.Os sintomas são: febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômito, dores no corpo, icterícia (a pele e os olhos ficam amarelos) e hemorragias (de gengivas, nariz, estômago, intestino e urina).AGENTE ETIOLÓGICO

O vírus RNA. Arbovírus do gênero Flavivirus, família Flavivirida
RESERVATÓRIO
Em ambas as formas epidemiológicas os mosquitos vetores são os reservatórios do vírus amarílico.MODO DE TRANSMISSÃO

A febre amarela é transmitida pela picada dos mosquitos transmissores infectados. A transmissão de pessoa para pessoa não existe.

PERÍODO DE ENCUBAÇÃO

De 3 a 6 diasapós a picada do mosquito.

PERÍODO DE TRANSMISSIBILIDADE

Inicia-se de 24 a 48 horas antes do aparecimento dos sintomas e vai de 3 até 5 dias após o início dos sintomas,período em que o homem podeinfectar os mosquitos transmissores.este período corresponde ao período de viremia.O mosquito após ter sido infectado é capaz de transmitir a doença por toda a sua vida.

TRATAMENTO

Não existenada específico. O tratamento é apenas sintomático e requer cuidados na assistência ao paciente que, sob hospitalização, deve permanecer em repouso com reposição de líquidos e das perdas sanguíneas,quando indicado. Nas formas graves, o paciente deve ser atendido numa Unidade de Terapia Intensiva. Se o paciente não receber assistência médica, ele pode morrer.

VACINAS

-a partir dos 9 meses–dose inicial - 10 anos-uma dose a cada 10 anos.
A vacinação é indicada para todas as pessoas que vivem em áreas de risco para a doença (zona rural da Região Norte, Centro Oeste, estado do Maranhão, partedos estados do Piauí, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), onde há casos da doença em humanos ou circulação do vírus entre animais (macacos).
É...
tracking img