Fddi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2243 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FDDI - Fiber Distributed Data Interface
Rafael Gusson Rossi
Departamento de Engenharias e Computação Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Universitário Norte do Espírito Santo Rodovia BR 101 Norte, Km. 60, Bairro Litorâneo, CEP 29932-540, São Mateus, Espírito Santo
rafrossi@hotmail.com.br Abstract – De acordo com as necessidades da informatização das diversas estações de trabalho cominúmeras aplicações distribuídas de alta velocidade e com o crescimento e avanço de organizações que precisam transmitir informações de maneira cada vez mais eficaz, segura e de qualidade, o protocolo FDDI foi desenvolvido, objetivando preencher e suportar esses determinados tipos de situação. O artigo em questão visa detalhar características dessa tecnologia relacionando-a com as suas camadasespecíficas. Keywords – protocolo, rede de alta velocidade, aplicações distribuídas.

I. INTRODUÇÃO FDDI foi desenvolvido pelo American National Standards Institute (ANSI), no comitê X3T9.5, em meados dos anos 80, com a participação de várias empresas de produtos e serviços de computação e telecomunicações. Na época, engenheiros de estações de trabalho de alta velocidade estavam começando a taxara largura de banda existente em redes locais (LAN’s) baseadas em Ethernet e Token Ring. Um novo meio de rede era necessário para poder facilmente suportar estas estações de trabalho e suas novas aplicações distribuídas. Ao mesmo tempo, a confiabilidade da rede tornou-se uma questão cada vez mais importante, por exemplo, como os gestores do sistema que migravam aplicações de missão crítica degrandes computadores pela rede. Devido a isso, o FDDI foi desenvolvido para preencher essas necessidades. Depois de completar a especificação do FDDI, o ANSI apresentou a tecnologia à Organização Internacional de Normalização (ISO), que criou uma versão internacional do FDDI que é totalmente compatível com a versão padrão ANSI. Analisando algumas características de maneira mais geral, o FDDI é uma RedeLocal de alta velocidade, utiliza uma arquitetura de anel duplo e o método de acesso é por passagem de token. O FDDI utiliza a fibra óptica como meio de transmissão primária, mas também pode funcionar sobre cabeamento de cobre. O FDDI em cobre é conhecido como CDDI. Os protocolos FDDI correspondem aos níveis físico e de enlace do modelo OSI. O controle de acesso ao meio (MAC) foi especificado deforma a ser compatível com o protocolo LLC, padrão IEEE 802.2. MAC e LLC formam o nível de enlace conforme o modelo OSI. Os vários protocolos são:

PMD - Physical Layer Medium Dependent: Especifica o enlace de fibra ótica e os componentes óticos relacionados, incluindo os níveis de potência e características dos transmissores e receptores óticos, os requisitos de sinais da interface ótica e ataxa de erros permissíveis. PHY - Physical Layer Protocol: Especifica os algoritmos de codificação/decodificação e de sincronismo de relógios e de quadros de dados. MAC - Medium Access Control: Especifica as regras de acesso ao meio, de endereçamento e de verificação de dados. LLC - Logical Link Control: Especifica as regras para troca de informação em serviços com conexão, sem conexão/semreconhecimento e sem conexão/com reconhecimento. SMT - Station Management: Especifica o controle requerido para a operação apropriada das estações no anel, incluindo gerenciamento de configuração (manutenção, isolamento e recuperação de falhas, administração de endereços etc.), gerenciamento de conexão (alocação de banda passante etc.) e gerenciamento do anel (iniciação, monitoração de desempenho, controlede erro, etc). A figura 1 ilustra esse ambiente:

Figura 1. Arquitetura de Protocolos FDDI compacta.

II. ESPECIFICAÇÕES O protocolo FDDI apresenta diversas características específicas e que serão detalhadas a seguir. A. Arquitetura A arquitetura de rede que opera com o protocolo FDDI é a arquitetura em anel duplo. Os dados trafegam nos anéis, que fluem em direções opostas (chamado de...
tracking img