Artigo-

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2080 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COMO ELABORAR UM PLANO DE AULA EM ARTE-EDUCAÇÃO.[1]



Clemilda Ferreira[2]

Elisângela Basília [3]

Luciléia Soares[4]

Mírian de Novais[5]

Janice Barreto[6]RESUMO

Este artigo apresenta questões referentes a compreensão do sentido de arte visando ainda preencher uma grande lacuna existente na disciplina arte-educação e relacionar as experiências em sala de aula com a análise dos métodos de ensino de arte feitas em uma escola de educação infantil.



Palavras-chave: arte, espaço-escolar, educação infantil.



INTRODUÇÃO



Nopresente tempo com tantas informações indaga-se o real sentido da arte. A arte pode ser avaliada, copiada ou a arte é fruto da criatividade?

Em busca dessas respostas, partimos para diversas discussões tendo como produto final, este presente artigo que é fruto dessas discussões e de estudos baseados nas obras de Jorge Coli, onde ele relaciona a arte “oficial” com a arte popular. Sendo a arteoficial aquela que foi reconhecida pelos órgãos competentes para isso e a arte popular a cultura de um povo, sua dança, pratos típicos, rituais e tradições.

Ernest Fischer salienta que a arte é a expressão, o objeto que complementa o homem, pois a arte amplia a sensibilidade humana. Já Duarte Júnior, apresenta o que fundamenta a arte, que é a razão, trabalho e natureza.

Estando este trabalhofocalizado nos métodos utilizados para ensinar arte em sala de aula , precisamos evidenciar a importância da contribuição desses autores para uma maior eficácia no processo de nossa aprendizagem e conseqüentemente no aprendizado de nossos futuros alunos. A partir dessas bases teóricas estudadas, das intervenções do professor, das discussões entre nós alunos e das observações feitas nos espaçosescolares teremos então competência para lecionar arte para os nossos alunos de uma forma que eles entendam que a arte vai além de rabiscos e traçados, entenderão que a arte é sentimento.



ESTUDOS EM CLASSE



O trabalho em sala teve início com o estudo dos textos: “A função da arte; O que é arte e a Necessidade da arte”. O primeiro texto estudado foi de Jorge Coli. Fizemos uma leiturareflexiva em grupo e depois uma socialização em grupo fora da sala de aula, essa socialização fez com que compreendêssemos muito mais a respeito do tema abordado. Em seguida demos início a elaboração de um plano de aula de artes com duração de 2 horas/aula. Teve como tema geral a arte na sala de aula, e como tema especifico do trabalho do grupo arte em foco. Sendo direcionado para a turma do 5° ano daescola Municipal José Porcino de Souza. Esse plano foi apresentado em sala onde todos expunham as suas idéias e propostas.

Desde muito cedo nos familiarizamos com a palavra arte, entretanto ao iniciarmos os estudos em classe, percebemos que a arte é muito mais do que imaginávamos. A partir dos conceitos dos autores, tornou-se muito mais evidente esse nosso questionamento.

A realização dessetrabalho foi de suma importância para o nosso conhecimento sobre o tema. De início houve uma grande confusão para entendermos os conceitos abordados pelos autores, e em seguida uma grande rejeição, pois tínhamos uma visão sobre a arte totalmente equivocada, tivemos também muitas dificuldades para concordar com a visão teórica, pois estávamos com a prática anterior a esses estudos totalmenteinternalizados imaginando até mesmo que a arte não fosse tão necessária assim, porém, segundo Fischer:


Desde que um permanente equilíbrio entre o homem e o mundo que o circunda não pode ser previsto nem para a mais desenvolvida das sociedades, trata-se de uma idéia que sugere também, que a arte não só é necessária e tem sido necessária, mas igualmente que a arte continuará sendo...
tracking img