Fddf

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1622 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1ª Lista de exercícios – Resistência dos Materiais IV – Prof. Luciano Lima (Retirada do livro Resistência dos materiais, Beer & Russel, 3ª edição)
11.3 – Duas barras rígidas AC e BC são conectadas a uma mola de constante k, como mostrado. Sabendo-se que a mola pode atuar tanto à tração quanto à compressão, determinar a carga crítica Pcr para o sistema.

11.5 – A barra rígida AD é fixa a duasmolas de constante k, e está em equilíbrio na posição mostrada. Sabendo-se que as cargas P e P’ são iguais e opostas e permanecem verticais, determinar a intensidade Pcr da carga crítica para o sistema. Cada uma das molas pode atuar tanto à tração quanto à compressão.

11.18 – Determinar: (a) a carga crítica para a coluna quadrada; (b) o raio da coluna redonda, para que ambas as colunas tenham amesma carga crítica; (c) expressar a área da seção transversal da coluna quadrada como uma porcentagem da área da seção transversal da coluna redonda. Usar E =200 GPa.

Página 1 de 9

1ª Lista de exercícios – Resistência dos Materiais IV – Prof. Luciano Lima (Retirada do livro Resistência dos materiais, Beer & Russel, 3ª edição)
11.23 e 11.24 – Uma coluna de comprimento efetivo L pode serconfeccionada, pregando-se firmemente as pranchas idênticas, tal como mostrado. Para a espessura das pranchas indicadas, determinar a razão entre a carga crítica usando o arranjo a e a carga crítica usando o arranjo b.

11.29 – Uma coluna de 6 m de comprimento efetivo será feita com três placas, como mostrado. Usando-se E = 200 GPa, determinar o coeficiente de segurança, em relação a flambagem,para uma carga centrada de 16 KN.

11.33 e 11.34 – Sabendo-se que um coeficiente de segurança de 2,6 é desejado, determinar a maior carga P que pode ser aplicada à estrutura mostrada. Usar E = 200 GPa e considerar somente a flambagem no plano da estrutura.

Página 2 de 9

1ª Lista de exercícios – Resistência dos Materiais IV – Prof. Luciano Lima (Retirada do livro Resistência dos materiais,Beer & Russel, 3ª edição)
11.44 – Cada uma das cinco colunas mostradas consiste de uma barra maciça de aço. Pedese: (a) sabendo-se que a coluna da Fig. 1 tem 20 mm de diâmetro, determinar o coeficiente de segurança em relação à flambagem para o carregamento mostrado; (b) determinar o diâmetro em cada uma das outras estruturas, para que o coeficiente de segurança seja o mesmo que o coeficiente desegurança obtido na parte a. Usar E =200 GPa.

11.48 – Uma coluna AB suporta uma carga centrada de intensidade 65 KN. Os cabos BC e BD são esticados e impedem o movimento do ponto B no plano xz. Usando a fórmula de Euler e um coeficiente de segurança de 2,2 e desprezando a tração nos cabos, determinar o máximo comprimento admissível L. Usar E =200 GPa.

Página 3 de 9

1ª Lista de exercícios– Resistência dos Materiais IV – Prof. Luciano Lima (Retirada do livro Resistência dos materiais, Beer & Russel, 3ª edição)
11.51 – A carga axial P é aplicada em um ponto localizado sobre o eixo x, a uma distância e do eixo geométrico do perfil laminado de aço W250 x 58 da coluna BC. Quando P=350 KN, nela é observado que a deflexão horizontal no topo da coluna é de 5 mm. Usando E=200GPa,determinar: (a) a excentricidade e da carga; (b) a máxima tensão na coluna.

11.60 – Cargas axiais de intensidade P são aplicadas paralelamente ao eixo geométrico da coluna AB e interceptam o eixo x, a uma distância e = 12mm do eixo geométrico. Para o tipo de aço usado σe = 250 MPa e E =200 GPa. Sabendo-se que um coeficiente de segurança, em relação a deformação permanente, de 2,5 é desejado, determinar:(a) a intensidade P da carga admissível quando o comprimento L é 4,25 m; (b) a relação entre a carga encontrada na parte a e a intensidade da carga centrada admissível na coluna. Sugestão: Como o coeficiente de segurança deve ser aplicado para a carga P, e não para a tensão, usar a Fig. 23 para determinar Pe.

W250x44,8

Página 4 de 9

1ª Lista de exercícios – Resistência dos Materiais...
tracking img