Fayol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (490 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FATOR CHAVE:
Para Fayol a empresa é analisada como uma estrutura hierárquica,
cujo vértice está voltado de cima para baixo.Sua visão gerencial tem por foco os
resultados finais da produção,enquanto Taylor tem por foco a produção e o
operário objetivando resultados na quantidade produtiva. Fayol complementa
a Administração Científica com a Teoria Clássica. Caracteriza-se pela ênfase naestrutura organizacional, pela visão do homem econômico e pela busca da máxima eficiência.

LIMITAÇOES:
Sofreu críticas como a manipulação dos trabalhadores através dos incentivos materiais e salariaise a excessiva unidade de comando e responsabilidade.
- abordagem simplificada da organização formal; ausência de trabalhos experimentais, o extremo racionalismo na concepção da administração, ateoria da maquina, abordagem incompleta da organização e a abordagem de sistema fechado.

FOCO DE ANALISE:
A preocupação com a estrutura e com a forma de organização tendo a visão da empresa a partirda gerência administrativa, Fayol focou seus estudos na unidade do comando, autoridade e na responsabilidade.

CONCEITO CHAVE:
Fayol relacionou 14 princípios básicos:
1-Divisão do trabalho:Especialização dos funcionários desde o topo da hierarquia até os operários da fábrica, assim, favorecendo a eficiência da produção aumentando a produtividade.
2-Autoridade e responsabilidade - Autoridadeé o direito dos superiores darem ordens que teoricamente serão obedecidas. Responsabilidade é a contrapartida da autoridade.
3- Unidade de comando - Um funcionário deve receber ordens de apenas umchefe, evitando contra-ordens.
4- Unidade de direção - O controle único é possibilitado com a aplicação de um plano para grupo de atividades com os mesmos objetivos.
5- Disciplina - Necessidade deestabelecer regras de conduta e de trabalho válidas pra todos os funcionários. A ausência de disciplina gera o caos na organização.
6-Prevalência dos interesses gerais - Os interesses gerais da...
tracking img