Fayol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1620 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A Escola Clássica – Fayolismo
 
1. A Obra de Henri Fayol
Henri Fayol (1841 - 1925) nasceu em Constantinopla e faleceu em Paris. Aos 19 anos formou-se em engenharia de minas indo trabalhar em uma indústria de mineração de carvão e aço - Compagni Comenantry Four Chambault et Decazeville - onde desenvolveu toda sua carreira. Começou como engenheiro e terminou como diretor da mesma empresa (1888 a1918), salvando-a de uma situação difícil.
Criou o Centro de Estudos Administrativos, onde se reuniam semanalmente pessoas interessadas na administração de negócios comerciais, industriais e governamentais.
Fayol desenvolveu um conjunto de "princípios de administração geral" que considerava útil para toda situação administrativa em qualquer tipo de empresa. No prefácio de seu livro afirma que:"A administração constitui fator de grande importância na direção dos negócios: de todos os negócios, grandes ou pequenos, industriais, comerciais, políticos, religiosos ou de qualquer outra índole. " (Fayol, p.19). Seu livro "Administração Geral e Industrial" (1916) somente foi publicado quando tinha 70 anos e está dividido em duas partes: a primeira trata da importância do ensino daadministração e a segunda sobre os princípios e elementos da administração.
A partir da Primeira Guerra Mundial, o Fayolismo adquiriu impulso e popularidade, tornando-se conhecido como "uma escola de chefes". Os outros trabalhos do autor são pouco conhecidos e seus maiores divulgadores são Lyndall Urwick e Luther Gulick.  
2. A Administração como Ciência
Assim com Taylor, Fayol dedicou sua vida à introduçãodo método científico na administração das empresas. Entretanto, enquanto Taylor realizou seus estudos partindo das funções do operário chegando às atribuições da gerência, Fayol realizou suas pesquisas no sentido inverso, seguindo uma hierarquia do topo para a base da pirâmide. Outra diferença entre os dois autores, diz respeito a supervisão. Taylor defendia o controle de um operário por diversossupervisores, cada um especializado em um aspecto da tarefa do operário. Já Fayol defendia a conceito de unidade de comando, onde um operário deve ter apenas um chefe.
3. As Seis Funções Básicas da Empresa
 
Fayol distinguiu 6 funções empresariais como o conjunto de operações que toda a empresa possui.

3.1. Função Técnica - é a função relacionada com a produção de bens ouserviços da empresa (atividade fim). Fayol, não considerava a capacidade técnica como a função primordial de uma empresa.
3.2. Função Comercial - é relacionada com a compra, venda e permuta de matéria-prima e produtos. "A habilidade comercial, unida à sagacidade e à decisão, implica profundo conhecimento do mercado e da força dos concorrentes, grande previsão e, nas empresas importantes,aplicação cada vez mais freqüente de combinações." ( Fayol p.24)
3.3. Função Financeira - é a função que trata da procura e gerência de capitais. Para Fayol o capital é necessário para toda e qualquer atividade da empresa, pois sem capital não é possível pagar os funcionários, adquirir matéria-prima, etc., sendo condição essencial de êxito acompanhar constantemente a situaçãofinanceira da empresa. "Nenhuma reforma, nenhuma melhoria é possível sem disponibilidade ou sem crédito" ( Fayol p.24)
3.4. Função de Segurança - visa proteger os bens e as pessoas de problemas como roubo, inundações e obstáculos de ordem social como greves e atentados. "É o olho do patrão o cão de guarda, numa empresa rudimentar; é a polícia e o exército, num Estado." ( Fayol p.25)3.5. Função de Contabilidade - é relacionada com os registros contábeis.
Revela a situação econômica da empresa sendo um poderoso instrumento de direção.
3.6. Função Administrativa - coordena e sincroniza as demais funções. É distribuída dentro dos níveis hierárquicos. O ritmo da administração é assegurado pela direção, com o fim de conduzir a empresa. Desta forma,...
tracking img