Fatores hormonais durante a gravidez

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1136 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fatores hormonais durante a gravidez

No período gestacional com a formação da placenta cuja função é produzir substâncias vitais para o feto, substâncias essas que auxiliam no desenvolvimento e progressão da gravidez e são considerados essenciais. A gonadotropina coriônica humana (HCG), a progesterona, somatomamotropina, são os três primeiros hormônios essenciais à gestação.
A gonadotropinacoriônica humana (HCG) vai agir de forma direta e essencial para a sustentação da gravidez, pois favorece a presença do corpo lúteo, o qual na ausência da gravidez sofre descamação fazendo com que ocorra a menstruação, e quando a gravidez ocorre, o corpo lúteo não pode descamar, se houver descamação sucessivamente haverá a expulsão do embrião, e isso ocasionará um aborto.
O processo de descamaçãodo corpo lúteo na gravidez é impedido pela secreção do HCG quando o óvulo é fertilizado, o hormônio HCG é secretado pelas células trofoblásticas fazendo com que o hormônio de gonadotropina permaneça até o fim da gravidez.
O HCG faz com que o corpo lúteo secrete progesterona e estrogênio durante alguns meses, impedindo que ocorra a menstruação, auxiliam no crescimento do endométrio e armazenamgrandes quantidades de nutrientes. Ainda sob influência do HCG, o corpo lúteo no ovário cresce e atinge o dobro do seu tamanho inicial.
A aproximadamente um mês do inicio da gestação, a secreção de progesterona e estrogênio mantém o endométrio permanente. No feto do sexo masculino, a gonadotropina estimula as células intersticiais produzindo a testosterona, fazendo com que os órgãos sexuais sedesenvolvam determinando a descida dos testículos para a bolsa escrotal.
As substancias de estrogênio são secretadas pela placenta, a placenta secreta também a progesterona. O estrogênio durante a gravidez exerce função proliferativa na maioria dos órgãos maternos, no período gestacional o estrogênio é produzido em grandes quantidades, provocando o aumento do útero e das glândulas mamarias e oaumento da genitália externa, relaxa os ligamentos pélvicos, aumentando a flexibilidade da região pélvica o que acabará facilitando a passagem do feto durante o parto.
A progesterona, assim como o estrogênio também é secretada pela placenta, é ela que determina o desenvolvimento das células deciduais do endométrio e desempenham a função de nutrir o embrião na fase inicial de desenvolvimento, atua nadiminuição de contrações do útero, impedindo que o mesmo se contraia e ocorra o aborto espontâneo. No período gestacional a progesterona auxilia o estrogênio para a preparação da lactação.
O hormônio placentário somatomamotropina coriônica humano, é uma proteína molecular que começa ser secretado em torno da quinta semana de gestação e tende a aumentar no período restante da gravidez, ele tambéminduz a diminuição de insulina e glicose na gestante, disponibilizando assim mais glicose para o feto, a somatomamotropina favorece nutricionalmente a mãe e o feto.
Nas gestantes a secreção da hipófise aumenta 50%, produzindo tireotropina, corticotropina e prolactina e a secreção dos hormônios folículo estimulante e luteinizante são diminuídas pela presença do estrogênio e a progesterona que temefeitos inibitórios.
A secreção dos glicocorticoides aumentam durante o período gestacional e3 auxiliam na mobilização dos aminoácidos existentes no tecido materno para que os mesmos sejam sintetizados para os tecidos do feto. A glândula tireoide sofre aumento de 50% produzindo tiroxina, secretado pela placenta.
Quando a gestante tiver dieta deficiente em cálcio, as glândulas paratireoidianasaumentam, determinando a absorção cálcio mantendo normal a concentração de íons de cálcio nos líquidos extracelulares e esse cálcio é removido pelo feto para a ossificação dos seus primeiros ossos. Durante a lactação, a secreção deste hormônio aumenta consideravelmente devido a necessidade que o bebê tem de adquirir o cálcio.
Os tecidos placentários produzem um hormônio denominado relaxina, que é...
tracking img