Fatores de sucesso na cultura do milho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2593 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FATORES DE SUCESSO NA CULTURA DO MILHO

FENOLOGIA
O ciclo da cultura compreende cinco etapas de desenvolvimento: (1) germinação e emergência: ocorre entre a semeadura e o aparecimento da plântula, cujo período varia entre 4 e 12 dias, em conseqüência da temperatura e umidade do solo; (2) crescimento vegetativo: iniciado a partir da emissão da segunda folha até o início do florescimento, cujaextensão varia em decorrência do genótipo e de fatores climáticos, caracterizando e classificando diferentes genótipos entre ciclos superprecoces, precoces e normais; (3) florescimento: estabelecido entre o início da polinização e o da frutificação; (4) frutificação: compreendida entre a fecundação e o enchimento completo dos grãos, cuja duração varia entre 40 e 60 dias; (5) maturidade: períodocompreendido entre o fim da frutificação e o aparecimento da camada negra, sendo esse relativamente curto e indicativo do fim do ciclo de vida da planta. Fancelli (1986) adaptou um trabalho realizado por Hanway (1966) e Nel & Smith (1978) sugerindo a divisão do ciclo da cultura de milho em 11 estádios distintos, com o objetivo de correlacionar o desempenho agronômico da planta com fatores genéticos eambientais. O referido autor ressalta que até o surgimento das espigas, os estádios devem ser identificados pelo número de folhas totalmente desdobradas do “cartucho” da planta, assim consideradas quando apresentarem, sucessivamente, a linha de união entre a lâmina e a bainha foliares. Após o aparecimento da espiga, os estádios passam a ser identificados em decorrência do desenvolvimento e daconsistência dos grãos.

22

FATORES DE SUCESSO NA CULTURA DO MILHO

TABELA 1. FENOLOGIA DA CULTURA DE MILHO
Estádio 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
Emergência Cultura com 50% das plantas apresentando 4 folhas totalmente desdobradas Cultura com 50% das plantas apresentando 8 folhas totalmente desdobradas Cultura com 50% das plantas apresentando 12 folhas totalmente desdobradas Cultura com 50% das plantasapresentando emissão do pendão Cultura com 50% das plantas apresentando emissão de pólen Cultura com 50% das plantas apresentando grãos leitosos Cultura com 50% das plantas apresentando grãos pastosos Cultura com 50% das plantas iniciando a formação de “dentes” Cultura com 50% das plantas apresentando grãos “duros” Cultura com 50% das plantas apresentando “camada negra” (grãos fisiologicamentemaduros)

Descrição

Adaptado de Fancelli, 1986.

A caracterização dos estádios fenológicos da cultura de milho estão apresentados na Figura 1. O processo germinativo da semente tem início sob condições favoráveis de umidade e temperatura entre 10ºC e 42ºC, e a duração dessa fase pode variar, aproximadamente, de três a 15 dias. Para Fornasieri (1992), o acréscimo no tempo além do necessáriopara a emergência acarreta prejuízos à produtividade da lavoura, pela maior exposição das sementes ao ataque de pragas e doenças, reduzindo a população final de plantas, bem como pela lixiviação de nutrientes causada por chuvas ocorridas entre a semeadura e a emergência (estádio 0).

23

FATORES DE SUCESSO NA CULTURA DO MILHO
Estádios fenológicos da cultura do milho
0 1 2 3 4
Definição doTamanho da Espiga Definição do Número de Fileiras

Fancelli (1986)

5

6

Definição da Densidade do Grão

Definição de produção POTENCIAL

12 folhas

Farináceo duro

Florescimento

Grão farináceo

4 folhas

8 folhas

Pendoamento

Emergência

Grão pastoso

Grão leitoso

-

0

2

4

6

12

24

36 48

Semanas após a emergência

Dias após polinizaçãoFigura 1 - Estádios de desenvolvimento da cultura de milho (Fancelli, 1986, adaptado de Hanway, 1966, e Nel & Smith, 1978).

A planta encontra-se apta à realização do processo de fotossíntese aproximadamente uma semana após a emergência, quando apresenta duas folhas totalmente expandidas. No primeiro nó basal, já se identifica um grupo de raízes adventícias não ramificadas e sem pêlos absorventes,...
tracking img