Inetgração lavoura, pecuária, floresta

2712 palavras 11 páginas
Integração Lavoura - Pecuária - Floresta

Introdução

A atividade pecuarista é considerada uma das principais causas de conflitos ambientais relacionadas ao desmatamento, compactação e erosão dos solos e a perda de biodiversidade (IBRAHIM et al., 2003). As áreas destinadas aos monocultivos agrícolas e florestais também são importantes quanto aos impactos ambientais provocados e a perda da biodiversidade, características desses agroecossistemas. No entanto, do ponto de vista ambiental, vários estudos mostram que é possível trabalhar com pecuária, agricultura e florestas plantadas conservando o meio ambiente com o uso de componentes de multipropósito em sistemas integrados (MURGUEITIO, 2003 e ALONSO et al., 2007).

O Sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) interliga o conhecimento científico à ecofisiologia das espécies vegetais e sua interação com a fauna e flora. Está inserido dentro dos Sistemas Agroflorestais e é proposto como uma opção sustentável entre as atividades agrícolas no mundo. No entanto, o sucesso de seu funcionamento está sujeito ao conhecimento das interações entre seus componentes, e entre estes e o meio ambiente, permitindo a elaboração de estratégias de gestão apropriadas com a ecologia do sistema e, consequentemente, melhorias em uma ou mais características, como na produtividade e sua manutenção no tempo.

O sistema consiste na implantação de diferentes sistemas produtivos de grãos, fibras, carne, leite, agroenergia e outros, no mesmo ambiente de cultivo, em plantio consorciado, sequencial ou rotacionado, o que aproveita as sinergias existentes entre eles. A ILPF, aliada a práticas conservacionistas como o Sistema Plantio Direto (SPD) é uma alternativa econômica e sustentável para recuperar áreas de pastagens degradadas. Estudos

Relacionados