Fator de risco com trabalhadores em frigoríficos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3880 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FATOR DE RISCO COM TRABALHADORES EM FRIGORÍFICOS


I. INTRODUÇÃO

A realidade mundial é preocupante no que diz respeito à ocorrência de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais. No Brasil, esta realidade é ainda mais preocupante devido ao número de ocorrências e a gravidade dos mesmos. Neste trabalho é proposto um modelo de investigação de acidentes do trabalho baseado na análisede dados relativos aos registros administrativos de notificações de acidentes do trabalho, com o intuito de nortear tomadas de decisões gerenciais e estratégicas no que diz respeito às políticas de controle e prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.
Em geral, define-se refrigeração como o processo de redução de temperatura de um corpo. O desenvolvimento de tecnologias de refrigeraçãopermitiu o desenvolvimento e tornou-se essencial para a manutenção de uma gama de atividades industriais, entre elas a indústria alimentícia em geral, os frigoríficos, a indústria de pescado, as fábricas de gelo, os laticínios e a indústria de bebidas.
Os sistemas de refrigeração industrial atualmente utilizados em larga escala nesses e em outros setores econômicos fundamentam-se nacapacidade de algumas substâncias, denominadas agentes refrigerantes, absorverem grande quantidade de calor quando passam do estado líquido para o gasoso.

1. Objetivos

Desenvolver um modelo de investigação de acidentes do trabalho capaz de obter informações relevantes de grandes bases de dados, construídas a partir de registros administrativos; de forma rápida e simplificada, através da aplicaçãode tecnologias de extração de conhecimento. Tais informações - dificilmente obtidas utilizando as técnicas convencionais de análise - poderão ser utilizadas para nortear decisões gerenciais e estratégicas, no que diz respeito às políticas de controle e prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, assim como no direcionamento de novas pesquisas.



2. Justificativa

Os processos deprodução utilizados nas empresas de abate e processamento de carnes, são organizados de tal maneira que as atividades de trabalho desenvolvidas apresentam potencial risco à saúde e à segurança dos trabalhadores.



II. DESENVOLVIMENTO


2 DOENÇAS E ACIDENTES DE TRABALHO

Desde as épocas mais remotas, o homem vem sofrendo acidentes enquanto trabalha. Grande parte das atividades às quaisele tem se dedicado, apresentam uma série de riscos em potencial, freqüentemente concretizados em lesões que afetam sua integridade física ou sua saúde.
O homem primitivo teve sua integridade física e capacidade produtiva diminuídas pelos acidentes próprios da caça, da pesca e da guerra, que eram consideradas as atividades mais importantes de sua época. Depois, quando o homem das cavernasse transformou em artesão, descobrindo o minério e os metais que vieram facilitar seu trabalho pela fabricação das primeiras ferramentas, conheceu também, as primeiras doenças do trabalho, provocadas pelos próprios materiais que utilizava.
Junto com as novas e complexas máquinas, surgiram também novos riscos e diferentes tipos de acidentes do trabalho. “O homem deixou o risco de serapanhado pelas garras dos animais, para submeter-se ao risco de ser apanhado pelas garras das máquinas” (ALBERTON, 1996).
Todavia, esses acidentes só chamaram a atenção dos governantes quando, em virtude do seu elevado número, adquiriram as dimensões de um problema social. O clamor contra as condições de trabalho precárias cresceu a ponto de levar os homens públicos a pensarem no cerceamento daliberdade das partes na celebração do contrato de trabalho. Era o começo da intervenção do Estado no mundo do trabalho assalariado (ALBERTON, 1996).
Isto ocorreu após a Revolução Industrial na Inglaterra, e com o aumento do número de acidentes do trabalho e de doenças, é que houve a preocupação da sociedade para o fato, gerando as primeiras leis de proteção ao trabalhador e ao meio...
tracking img