Fato e negocio juridico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (586 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FATO JURIDICO

Fato jurídico – é tudo aquilo que é importante para o direito, mesmo que seja um fato ilícito. Esses fatos jurídicos podem ser classificados como fatos naturais e fatos humanos.Naturais decorrem da natureza e os humanos de atividade humana.
Os fatos naturais se dividem em ordinários e extraordinários, os ordinários são nascimento, morte, maioridade. Os extraordinários sãoterremotos, raios, tempestades.
Os fatos humanos são ações humanas que criam, modificam, transferem ou extinguem direitos e dividem-se em lícitos e ilícitos. Lícitos são os praticados em conformidade como ordenamento jurídico, esses atos produzem efeitos jurídicos voluntários, ou seja, queridos pelo agente. Já os ilícitos são praticados em desacordo com o prescrito no ordenamento jurídico, produzemefeitos jurídicos involuntários, ou seja, em vez de direitos criam deveres.
O ato licito divide em:
1) ato jurídico em sentido estrito = exige manifestação da vontade, sendo que o efeito dessamanifestação de vontade esta pré determinado na lei, ex: reconhecimento de filho,
2) negócio jurídico = exige também uma manifestação de vontade, a ação humana que visa diretamente alcançar um fimpratico permitido na lei. Ex: compra e venda; A manifestação da vontade tem finalidade negocial.
-------------------------------------------------
3) ato-fato jurídico = ressalta a conseqüência do atosem se levar em consideração a vontade de praticá-lo


NEGOCIO JURIDICO

1) Quanto ao número de declarantes ou de manifestações de vontade necessárias ao seu aperfeiçoamento:
* Unilateral – seaperfeiçoa com UMA ÚNICA manifestação de vontade. Ex:
* Recepticios – são aqueles em que a declaração de vontade tem de se tornar conhecida do destinatário para produzir efeitos. Ex: revogaçãode mandato
* Não Recepticios – o conhecimento por parte de outra é irrelevante. Ex: testamento
* Bilateral – são os que dependem de duas manifestações de vontade, coincidentes sobre o...
tracking img