Perdas nos transformadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (954 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Conversão de Energia e Transformadores Trabalho 01 Pesquisa: Perdas Nos Transformadores Reais

1 Introdução
A diferença fundamental entre o estudo de transformadores reais e transformadoresideais consiste no fato de que os transformadores reais possuem perdas intrínsecas à sua fabricação, estas perdas podem ser classificadas principalmente em:
Perdas devido à resistividade do cobre(efeito Joule)
Perdas devido ao campo magnético variável no tempo que existe no núcleo ferromagnético dos transformadores, classificadas em dois tipos: perdas por Histerese e também as perdas pelascorrentes de Foucault
Perdas por Magnetostrição

Existem ainda outros tipos de perdas, porém sendo de difícil determinação experimental, são desprezadas.

2 Tipos de Perdas
2.1 Perdas devidoao Efeito Joule
O transformador apresenta enrolamentos primário e secundário confeccionados geralmente com cobre, o qual possui uma boa condutividade, porém ela não é infinita, ou seja, há umaresistência própria não nula.
O fluxo de corrente elétrica nestes condutores implica perdas de energia, denominada Perdas Joule, a qual é uma das responsáveis pelo aquecimento dos enrolamentos e dopróprio transformador. [1]
As perdas Joule ocasionam não somente as perdas de energia elétrica, mas também o desgaste através do tempo de uso do transformador, sendo a principal responsável pela perda devida útil nos transformadores.

2.2 Perdas devido a Histerese
O estabelecimento de um campo magnético num material ferromagnético envolve sempre uma certa quantidade de energia elétrica. Sendo ocampo variável em função do tempo, geralmente com aspecto senoidal, em determinado momento a energia é injetada no campo e depois absorvida do campo, porém a quantidade de energia devolvida na reduçãodo campo de seu valor máximo a zero é menor que a quantidade de energia fornecida pela fonte quando campo foi aumentado de zero para o valor máximo.
Esta diferença de energia é transformada em...
tracking img