Fasf

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1002 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Básica e Secundária Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas Ano letivo 2012/2013 ATIVIDADE DE TRABALHO N.º 1 DE BIOLOGIA E GEOLOGIA 11.º ANO Nome: __________________________________________ Nº____ DATA: ___/___ / ___

1- A figura 1 representa um monómero que entra na constituição dos ácidos nucleicos. 1.1- Complete corretamente as frases seguintes. A – A figura representa um _____. B – Se IIIfor o _____, então o ácido nucleico é o RNA. C – Se II for a desoxirribose, então o ácido nucleico é o ___. D – Se III se ligar a outra base azotada, então, provavelmente, o ácido nucleico é o _____. E – Se III for a _____, então II é obrigatoriamente a desoxirribose. Figura 1. 2- Classifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmações seguintes, referentes ao DNA. A - Num determinadofragmento de DNA, existem tantas citosinas quantas as guaninas. B – Numa extremidade do DNA, se uma cadeia apresentar o C5 livre, a outra apresentará o C3 livre. C – Nas moléculas de DNA, as adeninas estabelecem três ligações por pontes de hidrogénio com a timina. D – A molécula de DNA apresenta uma estrutura tridimensional em forma de hélice. 3-Entre as bases que fazem parte das cadeiaspolinucleotídicas do DNA, indique: 3.1-as que apresentam um só anel. 3.2-as que estão ligadas por três pontes de hidrogénio. 4-As moléculas de DNA apresentam no espaço a forma de uma escada em caracol. Quais são as moléculas que nessa "escada" representam: 4.1-o "corrimão"? 4.2-os "degraus"? 5-Os valores registados na tabela que se segue referem-se à composição de determinada molécula de DNA. Complete a tabela,indicando os valores das restantes unidades que entram na composição dessa molécula.

Número total de bases

Moléculas de timina

Moléculas de citosina

Moléculas de adenina

Moléculas de guanina

Moléculas de desoxirribose

Grupos fosfato

Número de nucleótidos

10 600

2500

Página 1 Professor Marco Andrade

6-Das frações que seguem, qual delas é igual a 1 para todas asmoléculas de DNA? Justifique. A+G T+C A+T G+C

7- Na figura 2 estão esquematizados os resultados obtidos a partir da extração de DNA de bactérias da espécie E. coli cultivadas em diferentes meios bem como a sua interpretação. No início da experiência as bactérias foram colocadas num meio nutritivo contendo gerações, estas bactérias foram colocadas num meio nutritivo contendo N.
14 15

N.Passadas algumas

Figura 2. 7.1- O DNA das bactérias da segunda geração, a crescer no meio contendo (Selecione a opção correta) a) 100% de 15N. b) 75% de 14N e 25% 15N/14N. c) 50% de 15N/14N e 50% 14N. d) 100% de 14N. 7.2- Os resultados obtidos permitem concluir que o DNA das bactérias E. coli da _____ contém _____. (Selecione a opção correta) a) primeira geração, 25% de 14N e 75% de 15N. b) segundageração, 25% de 14N e 75% de 15N. c) segunda geração, 50% de 14N e 50% de 15N. d) primeira geração, 50% de 14N e 50% de 15N. 7.3- Explique de que modo os resultados das experiências esquematizadas na figura 2 apoiam a hipótese atualmente aceite para a replicação do DNA. 7.4- Classifique de verdadeira ou falsa cada uma das seguintes afirmações relativas ao processo de replicação semiconservativa doDNA.
14

N, possuía,

Página 2 Professor Marco Andrade

a) Os nucleótidos da molécula de DNA separam-se e voltam-se a unir posteriormente para formarem duas novas moléculas. b) Durante o processo de replicação de DNA, os novos nucleótidos são ligados às cadeias da molécula de DNA existente de acordo com a complementaridade das bases azotadas. c) A replicação do DNA conduz a alterações dainformação genética que é transcrita para o mRNA. d) Os nucleótidos de uracilo das cadeias que estão em formação ligam-se aos nucleótidos de adenina da cadeia complementar. e) Os nucleótidos de citosina das cadeias que estão em formação estabelecem ligações de hidrogénio com os nucleótidos de guanina da cadeia complementar. f) No final do processo de replicação, as duas novas moléculas de DNA...
tracking img