Resenha iso 9000

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (562 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ISO – Normas de qualidade
As normas de qualidade foram criadas pelo International Organization for Standardization – ISO, uma entidade que atualmente congrega grêmios de padronização de qualidade emmais de 170 países.
Fundada em 23 de fevereiro de 1947, em Genebra, na Suíça, a ISO é responsável pelas normas internacionais de qualidade em todos os campos técnicos, com exceção apenas nas áreaselétricas e eletrônicas, que ficam sob a responsabilidade outra entidade, denominada IEC – International Electrotechnical Commission, fundada em 1906.
A ISO faz parte dos programas de qualidade, dequase 100% das empresas brasileiras, contribui para que processos sejam padronizados garantindo que os clientes recebam produtos / serviços cada vez melhores.
No Brasil, o órgão que representa a ISOchama-se ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
ISO 9000 – refere-se ao Sistema de gestão da qualidade em ambientes de produção;
A ISO 9000 é um modelo de padronização.
Para implantá-la aempresa deve seguir alguns passos e atender alguns requisitos da ISO 9001, para assim, conquistarem a certificação.
Esses requisitos são:
1. Padronização de todos os processos chave do negócio e/ouque afetam os produtos e o cliente;
2. Monitoramento e medição dos processos de fabricação visando garantir a qualidade dos produtos e serviços, através de indicadores de desempenho e desvios;
3.Implementação dos registros necessários para assegurar a rastreabilidade do processo;4. Inspeção de qualidade e meios apropriados de ações corretivas para quando forem necessárias;
5. Revisão dossistemas de qualidade, para garantir sua eficácia e eficiência.
Os elementos da ISO 9000 são:
ISO 9001:2000 – Sistema de gestão de qualidade, tendo como requisito um documento de aproximadamente 30páginas, disponível nos órgãos representantes de cada país, descrito em itens, conforme abaixo:
Página 1: Prefácio
Página 1 a 3: Introdução
Página 3: Objetivo e campo de aplicação
Página 4 a 12:...
tracking img