Fases da mitose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (981 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola de Educação Básica de Lages.
Nomes: Douglas, Andreos, Christian e Alberto.

Prófase: Neste momento, a cromatina (DNA) que antes estava descondensada, começa a se condensar. Os centríolos(uma organela) vão afastando-se para os pólos criando fibras, chamadas Fibras do Fuso Acromático. A membrana nuclear desaparece junto com os nucléolos.
Metáfase:
A principal característica da metáfaseé à disposição dos cromossomos (cromatina) bem no centro da célula, formando o que se chama de Placa Equatorial. Para tal disposição, os cromossomos condensam-se totalmente e unem-se às fibras dofuso por meio dos centrômeros, que seriam como o “meio do cromossomo”. É nessa fase que se dá o estudo do cariótipo.
Anáfase:
É a fase da separação. As fibras do fuso se encurtam em direção aos póloslevando consigo cromátides (partes) dos cromossomos, que passam a constituir um cromossomo independente cada. Lembre-se que, na mitose, uma célula diplóide com 6 cromossomos, por exemplo, vai originaroutras duas células diplóides com 6 cromossomos cada uma.
Telófase:
À medida que os cromossomos se descondensam, bolsas membranosas prendem-se a eles e fundem-se entre si, reconstituindo as duasmembranas da carioteca.
Citocinese
Terminada a divisão do núcleo, ou seja, a cariocinese, inicia-se a citocinese (cito- significa célula e cinese movimento, logo "movimento da célula"), que é adivisão do citoplasma e da célula toda. A rigor, a citocinese normalmente se inicia já no final da telófase, momento em que se pode perceber o início de um estrangulamento na região central da célula queestá terminando sua divisão. Com a continuidade desse estrangulamento, a célula acaba por se separar completamente, o que caracteriza o fim da citocinese.
Citocinese animal (e de alguns protistas)
Nacélula animal a citocinese consiste no estrangulamento do citoplasma. Nas células animais (sem parede celular) forma-se na zona equatorial um anel contráctil de filamentos proteicos - actina e...
tracking img