Fase oral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1691 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Fase oral (0 a 18 meses/2anos)
• Zona erogénia: boca
• Instâncias: id e ego
• Conflito: desmamo
Na fase oral, o prazer sexual, predominantemente relacionado à excitação da cavidade oral e dos lábios, está associado à alimentação. Quanto à oralidade, durante os primeiros dezoito meses de vida, a pulsão caracteriza-se por: fonte=zona oral, alvo=incorporação, objeto=aquele daingestão do alimento. A relação de objeto é organizada em torno da nutrição e colorida por fantasias que adquirem os significados de comer e ser comido (impulsos canibalescos). Portanto, a ênfase recai sobre uma zona erógena (oral) e uma modalidade de relação (incorporação). Karl Abraham sugeriu a fase sádico-oral como uma subdivisão da fase oral, de acordo com as seguintes atividades:
• sucção -faseoral precoce de sucção pré-ambivalente
• mordedura - fase sádico-oral concomitante à dentição, quando a incorporação adquire o significado de destruição do objeto devido à ambivalência instintual, ou seja, a coexistência de libido e agressividade, em relação ao mesmo objeto. Mastigar, morder e cuspir são expressões dessa necessidade agressiva inicial, a qual mais tarde pode desempenhar papelrelevante nas depressões, adições e perversões.
Os conflitos orais são expressos através de sintomas como inapetência, vômito, hábito de ranger dentes, inibições da fala. Uma estrutura de caráter oral caracteriza-se por traços tais como a ganância, dependência, intolerância, agitação e curiosidade. A vivência de satisfação, postulada por Freud como a imagem do objeto externo satisfatório (capazde dar um fim à tensões internas da fome), é responsável pela construção do desejo do sujeito e pela contínua busca do objeto que consiga repetir esta experiência primal.



















Quando Mundo Entra Pela Boca
A FASE ORAL
(do nascimento até os 18 meses)
A fase oral tem características próprias: vai do nascimento da criança até um ano e meio de idade. Nesse períodoacontecem algumas coisas importantes na vida da criança e a gente precisa aprender a observar e a lidar com isso.
Mas vamos ver como se dá o desenvolvimento.
O que acontece com as crianças nos primeiros 18 meses de vida? Elas nascem completamente frágeis e em 18 meses estão falando, andando, comendo, correndo... Quer dizer que nesse curto período nós já temos uma história de vida, já vivemos eexperimentamos algumas situações que serão determinantes no futuro.
Qual é a coisa mais importante da fase oral? Resposta: é o prazer oral. O ser humano, assim como todos os animais, precisa tirar prazer da vida, senão ele deixa de gostar de viver, se deprime e adoece. E como é que a gente tira prazer da vida? Usando os prazeres que o nosso organismo já tem.
Na fase oral, como o próprio nome diz,o maior prazer da criança é o prazer oral, um prazer que dura a vida toda.
CAFEZINHO - Tudo o que fazemos na vida como adultos, adolescentes ou crianças, precisa ser recheado de prazer oral. De que valem um nascimento, um batizado, um casamento, uma formatura, um negócio bem feito, sem comemoração? Uma visita sem pelo menos um cafezinho fica sem graça! Tudo o que fazemos tem que ganhar umaconotação oral, senão nós não conseguimos ter prazer.
A oralidade é um prazer fundamental da vida humana. É por isso que é difícil fazer regime e é por isso também que nós temos que estar com a boca ligada em alguma coisa: no cigarro, no chiclete, na unha, mordendo lápis ou ponto o dedo na boca... e outras coisas mais que as pessoas põem na boca. Então, a oralidade e a oralização são prazeres que duramtoda a vida do ser humano.
COMIDA - Para cuidarmos bem de uma criança na fase oral, nós temos que ajudá-la a oralizar. O que a gente faz, então?
Temos recomendado aos pais que ofereçam comida ao bebê toda vez que ele chorar. Se, mesmo assim, ele continuar chorando, é preciso ver se tem alguma outra coisa errada com ele.
Jamais marque hora para o bebê mamar: ofereça o seio ou a mamadeira na...
tracking img