Fase empirica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2161 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
3. Fase empírica
O plano de investigação, elaborado na fase anterior, é agora posto em execução nesta fase empírica, que diz respeito ao desenvolvimento do estudo, à análise dos dados e à interpretação dos resultados. Aqui, o investigador deverá ter particular cuidado na descrição do desenvolvimento do estudo e na forma como foram colhidos os dados, tendo sempre bem presente, todosos aspectos éticos, no que diz respeito à protecção dos direitos dos sujeitos. A análise dos dados, não menos importante, varia segundo os tipos de estudo, ou seja, segundo se trate da descrição de fenómenos, da investigação de relações entre variáveis ou da verificação de hipóteses causais. No decurso do estudo, o investigador deverá fazer uma avaliação crítica dos seus principais aspectos, noque refere à recolha de dados, à análise dos dados e à interpretação dos resultados.
3.1. Recolha de dados
O modelo de recolha de dados consiste na identificação das diversas etapas de recolha de informação que, de forma coerente e sistemática, indicam uma determinada perspectiva de investigação, constituída por uma serie de pressupostos gerais acerca das entidades, dosprocessos de determinado campo de estudo e acerca dos métodos apropriados a utilizar para investigar os problemas e construir as teorias nesse campo. Em Ciências Sociais e Humanas, normalmente o ponto de partida da investigação situa-se “geralmente ao nível da população” (Almeida e Freire, 2000:100), pela dificuldade em definir o universo. O investigador deve, clarificar o processo de recolha de dados,nomeadamente as técnicas de recolha (formulas de investigação como por exemplo, inquéritos, entrevistas, questionários, observação, descrição, estudo de caso) e os instrumentos. Na investigação educativa é muito utilizada a técnica de inquérito com ênfase na entrevista e no questionário. Fortin (2009:245) afirma que as entrevistas e questionários permitem colher informações junto dosparticipantes relativas aos factos, às ideias, aos comportamentos, às preferências, aos sentimentos, às expectativas e às atitudes (…) apoiam-se nos testemunhos dos sujeitos (…), ou seja, estes dados apoiam-se na veracidade que possam ter ou não os sujeitos. No entanto, estas técnicas criam algumas debilidades, sob o ponto de vista metodológico na medida em que são “ processos para adquirir dados acerca daspessoas, sobretudo interrogando-as e não observando-as, ou recolhendo amostras do seu comportamento”(Tuckman, cit. por Lima & Pacheco,2006: 22). Assim sendo, outras técnicas de pesquisa, como por exemplo observação participante e/ou directa, estudo de caso, notas de campo, entrevistas semi-estruturadas, análises de documentos oficias e pessoais, autobiografias, histórias de vida, cartas, diários,fotografias, …devem ser também utilizadas, sendo que, alguns apresentam extremos cuidados éticos no que refere ao respeito pelos direitos humanos. Em certos estudos, os dados podem ser colhidos num só período, ou ainda em diferentes intervalos, em períodos mais ou menos longos, isto porque alguns estudos requerem mais contactos com os sujeitos para avaliar mudanças que ocorreram com o tempo(Fortin, 2009). Em suma, no desenvolvimento do estudo dever-se-á ter em conta o processo, o local e as circunstâncias onde foram colhidos os dados, a certeza de que esse processo foi descrito claramente e seguido de forma constante ao longo do estudo e respeitados os conceitos de ética face aos sujeitos.
3.2 Análise dos dados
A análise dos dados constitui uma das últimas etapas dainvestigação, é a análise que permitirá responder às questões da investigação, confirmar ou não as hipóteses, e apresentar conclusões. Como tal o investigador deve retomar sempre o enquadramento teórico citado na fase conceptual. Esta fase orienta o investigador no sentido de busca de respostas às questões inicialmente formuladas. Os dados por si próprios não possibilitam essas ilações, é necessário...
tracking img