O segredo de luisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1461 palavras )
  • Download(s) : 1
  • Publicado : 14 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Capitulo 1 : A MOTIVAÇÃO E O PERFIL DO EMPREENDEDOR

O livro O Segredo de Luisa resumindo mostra que seu objetivo é a importância do plano de negócios, o capítulo 1 mostra a definição de um empreendedor e esclarece alguns fatos com relação a esse indivíduo, mas o livro conta a historia de uma jovem que ia ser dentista, mas, o destino mudou completamente sua vida, pois a sua madrinha Durantemadrinha que tinha um empreendimento mais conhecido em ponte nova, era a Fábrica Goiabada Cascão, na cidade. Mas com o passar dos anos Luisa percebe que não tem mais vocação para ser dentista e quando vai para Ponte Nova que é a cidade da Goiabada cascão da madrinha Fernanda de Luiza que para ela é a melhor goiabada do mundo, em cima dessa idéia ela planeja montar uma empresa igual a da sua tia, nocomeço Luísa ficou um pouco receosa, pois ia abrir um negocio igual a da sua madrinha, a idéia era o nome de Goiabadas Maria Amália, Luisa como não tinha conhecimento na área de planejamento, organização buscou ajuda com o professor de empreendedorismo Pedro, e daí ela começa a assimilar realmente quais as dificuldades e estratégias para ser um bom empreendedor, mostrando, através de resultados depesquisas, o perfil do empreendedor. Esclarece ainda o significado da palavra empreendedorismo, que é uma livre tradução da palavra entrepreneurship, que significa aquele que assume riscos e cria algo novo.
Conta-se a história da família de Luisa que eram todos muito bem sucedidos, e a madrinha de Luísa, Fernanda, que tinha um estabelecimento chamado O sereia Azul, que era um estabelecimentoúnico no centro da cidade de Ponte Nova e que vendia de tudo. Luisa ainda cursava Odontologia, que era um curso que ela fazia, mas sem vontade, só estava continuando, pois era a vontade de seus pais, e não a vontade dela própria. Nesta loja vendia de tudo, mas tinha a goibada-cascão que era feita e distribuída aos convidados e visitantes, apreciadíssima pelos freqüentadores do estabelecimento, que erauma goiabada caseira e que não era vendida, mas atraia muita gente, pois a goiabada tinha um sabor inigualável. O estabelecimento ficava bem no centro da cidade de Ponte Nova e era tido como ponto de encontro da cidade, mas a regra era bem clara, ali era um ponto pacífico onde não saiam brigas e as discussões eram permitidas desde que com provocações inteligentes e com réplicas sutis, o jeitomineiro de ser.
A presença esporádica de Luisa atrás do balcão era uma atração à parte. Todos ficavam deslumbrados com a beleza da moça e nos últimos quatro anos todos ansiavam pelos meses de férias escolares da faculdade de odontologia. Fernanda sua tia, tinha seus dotes culinários e um diferencial que Luisa ia explorar mais adiante, a deliciosa e mais cobiçada goiabada do país. Que era oferecidaaos amigos e forasteiros, com essa jóia rara de Ponte Nova. O texto destaca a importância dos relacionamentos do empreendedor com a sociedade, pois assim é fácil trocar informações, idéias e uma possível ajuda caso necessário. Tudo que Luisa aprendia em sala de aula era pouco repercutido em sua vivacidade, pois ela estava com seu foco voltado para outro tipo de vivência, e que não era a deOdontologia. Luisa tinha prazer em se diferenciar das outras meninas, como se fosse pecado ser igual, pois ela estava sempre reproduzindo situações das mais diversificadas. Assim Luisa já não se sentia tão entusiasmada para realizar o sonho de seus pais, que era se tornar Doutora. Luisa também sofria com seu relacionamento com Delcídio, que também era por imposição de seus pais, e que ela mais a frente severá na obrigação de romper com esse relacionamento para conseguir concretizar suas realizações pessoais.
A madrinha de Luisa passou a ser sua fonte de inspiração nos negócios, já que ela admirava a madrinha, pois esta sabia como ninguém tudo o que se passava em sua loja a Sereia Azul, como caixa, estoque e um grande apego ao dinheiro, contava Luisa que sua Tia não vendia fiado a ninguém. Mas...
tracking img