Fase colonial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3102 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO

Curso: Pedagogia
1º Ano 2º Semestre
Turno: Matutino
Professora: Silene Claro

SÃO PAULO
2012
Período Colonial
No período colonial, somente os burgueses tinham direito a Educação. Neste período os Jesuítas vieram para o Brasil e começaram a catequizar os índios. Como os índios não sabiam ler e escrever, eles foram alfabetizados pelo padre José deAnchita e então inserido no catolicismo. Os índios catequizados eram iniciados em uma cultura do cristianismo aonde eram convertidos, mudando totalmente a sua vida dentro dos três sacramentos: batismo, confirmação e eucaristia.
Fatos importantes para a educação atual ocorreram no período colonial, por exemplo, a arte como método de ensino. A falta de oportunidade que ocorreu nesse período colonialacontece na sociedade contemporânea. A catequese e os ensinamentos da igreja católica permanecem até os dias de hoje.

A educação no período imperial de 1822 a 1889

A modernização da sociedade na época do Império era uma exigência pela mudança de estagio, que de rural –agrícola passa para urbano- comercial.
A organização é criticada devido às deficiências nela encontrada.
Um grupo deintelectuais tinham como modelo o ensino alemão por considerarem um modelo a ser seguido por sintetizar a formula certa das realizações das tese pedagógicas.
Porem essas idéias não foram concretizadas no Brasil.
Em 19 de Abril de 1879 e decretada a Reforma Leôncio de Carvalho onde alguns de seus princípios ficam dependendo da aprovação do legislativo sendo que esta aprovação não chega a ocorrer.Leôncio entendia que tinha muito que fazer pela educação. Entre suas idéias estavam:
Liberdade de ensino, ou seja, possibilitar que todos se sentissem capazes de expor suas idéias.
O exercício do magistério era incompatível com o de cargos públicos e administrativos.
Liberdade de frequência, oferecer ao aluno a possibilidade de escolher as matérias e o tempo para cumpri-las.
Liberdade de credoreligioso dos alunos. Neste período o grau de subordinação das mulheres era grande, sendo que a maioria era analfabeta, poucas eram preparadas pela família aprendendo as primeiras letras, prendas domesticas e boas maneiras, uma quantidade bem menor recebe uma instrução secundária pelo fato dos cursos não serem obrigatórios na preparação do secundário, tiveram maior organização, dando maior importânciaao curso de línguas modernas e ciências.
Com a iniciativa norte-americana que se aplicou durante a primeira republica, contribuiu diretamente na organização escolar e nos processos didáticos.
Conclui-se que a criança é um ser ativo, onde deve-se respeitar o seu tempo de desenvolvimento e a ordem natural do seu crescimento, capacitando-a descobrir as coisas por si mesma.

Período da EducaçãoRepublicana

O período republicano vai de 1889 a 1930, e é conhecido como republica velha. Neste período o Brasil se firmou como o maior importador de café e a indústria deu grandes avanços. Na parte social, várias revoltas ocorreram em todas as partes do território Brasileiro.
De 1931 até 1937, foram programados e realizados vários congressos que deveriam orientar a educação nacional.
Em 1942foi decretada a reforma Capanema, que abrangeu o ensino secundário e técnico-industrial. A reforma Capanema , vigorou até a aprovação da Lei de Diretrizes de Bases da Educação Nacional, em 1961.
Com o golpe militar , o Brasil tinha um índice muito grande de analfabetos, então ocorreu alguns encontros com o objetivo de diminuir esses índices.
Nestes planos de definições de novos métodos, sedestaca o método Paulo Freire. O sucesso do método é tão grande que surge o PNA, Plano Nacional de Alfabetização, visando à alfabetização de 5 milhões de brasileiros.
Depois do golpe militar de 1964 muito educadores passaram a ser perseguidos em função de posicionamentos ideológicos. Muitos foram calados para sempre, alguns outros se exilaram, outros se recolheram a vida privada e outros,...
tracking img